Pequeno Smart volta à vida em Salão chinês

Modelo de sucesso no mundo e no Brasil pelo tamanho diminuto e espaço para dois agora é mais um SUV compacto elétrico

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Pequeno Smart volta à vida em Salão chinês
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O pequeno Smart está de volta, agora como um SUV compacto elétrico. A nova geração do modelo, chamada de #1 Brabus, foi apresentada neste fim de semana no Salão de Chengdu, na China.

Conhecida por ser a versão de maior desempenho e tração nas quatro rodas, a Brabus mostra como é o novo Smart em uma unidade com pintura preta fosca, teto e retrovisores pintados de vermelho, nova grade e inéditas rodas de liga leve.

Smart Brabus 1
O Smart #1 Brabus  foi exibido no Salão de Chengdu, na China. É a quarta geração do modelo
Crédito: Reprodução/ Car News China
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Curioso é que, apesar da conexão com a Brabus, iniciada em 2002, não há um único emblema, logotipo ou placa de identificação da divisão esportiva no exterior do veículo...

Na frente, o carro mostra um emblema definido como "Performance". Já a grade frontal é bem legal, em preto com listras vermelhas, mas também sem ligações.

Curiosamente o carro não exibe, em seu visual externo, nenhuma alusão à divisão de preparação Brabus
Crédito: Reprodução/ Car News China
toggle button

Nas laterais, nada de insígnias também. Na coluna B há o emblema da Mercedes, dona da Smart, e o logotipo na porta traseira é outro emblema que identifica que esta é uma versão de desempenho. Nenhum emblema Brabus na parte de trás também.

De quem é a Smart hoje em dia?

A marca Smart hoje pertence à Geely (que também é dona da Volvo) e à Daimler - com o lado chinês responsável por plataforma/fabricação e o lado alemão por desenvolvimento e design. O Smart #1 Brabus é baseado em uma plataforma de veículos elétricos da Geely.

O interior é sofisticado: ainda leva apenas duas pessoas, mas em bancos bem-acabados e com telão mutimídia central
Crédito: Reprodução/ Car News China
toggle button

As inscrições orientais são aquelas que sempre vale inspecionar. A linha superior mostra o país de origem (China) e o nome do fabricante. Já primeira mostra a marca e sua designação chinesa. A próxima mostra as especificações dos motores elétricos: o dianteiro é conhecido pela sigla TZ180XSB01, enquanto o traseiro é o TZ220XSA01.

O fabricante desses motores é uma empresa chinesa chamada Weirui Electric Auto Technology. O primeiro, na frente, tem 115 kW, e o segundo no eixo traseiro, vem com 200 kW. Ambos são motores síncronos de ímã permanente.

Dessa forma, temos um carro com potência combinada de 315 kW (cerca de 422 cv) e 55,4 kgf.m de torque. Segundo dados revelados no evento, a velocidade máxima do modelo é de 180 km/h e o zero a 100 km/h é feito em meros 3,7 segundos.

A Smart, hoje, é controlada pela Geely chinesa em parceria coma Daimler alemã
Crédito: Reprodução/ Car News China
toggle button

A bateria de íons de lítio de 66 kWh tem densidade de energia de 184,40 Wh/kg e oferece 500 quilômetros de autonomia, utilizando o ciclo de testes CLTC da China - o consumo oficial é de 14,8 kWh a cada 100 quilômetros. A Smart também confirma uma distribuição de peso de 50:50. Admitam, são números impressionantes para um SUV do tamanho de um Kia Stonic.

Lá dentro tem Brabus

No interior do modelo finalmente foi possível encontrar o nome Brabus, na parte de baixo do volante e nos encostos de cabeça.

O Smart Brabus #1 2023 custa de 279.000 a 285.000 yuans (entre R$ 203 mil e R$ 207 mil aproximadamente), e tem entregas previstas para começar até o final deste ano no mercado chinês.

As inscrições externas aparecem em chinês. A marca "Brabus" só é vista na parte de baixo do volante e nos encostos de cabeça
Crédito: Reprodução/ Car News China
toggle button
Comentários
Wid badge