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Perfil do consumidor de carro mudou no Brasil?

De acordo com pesquisas e especialistas, as prioridades no momento da compra de um automóvel já não são as mesmas

por Nicole Santana

Até alguns anos atrás, os automóveis tinham a simples função de transportar o motorista e passageiros de um determinado ponto A para um ponto B. Porém, atualmente, outras características e atribuições foram conferidas ao carro, que além de ser responsável pela locomoção também tem a função de gerar mais conforto durante todo o trajeto, conectividade, segurança, e (por que não?) status.




Porém, tudo isso exige um preço. De acordo com especialistas, os recentes reajustes nos preços dos carros são justificadas através de diversos fatores, como a crise na indústria automotiva, gerada pela falta de insumos, inflação, e claro, o novo perfil do consumidor brasileiro.

Sobre o assunto, ao ser questionado a respeito dos atuais preços dos carros, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, explica que além de novas regras e legislações que impõem mais itens de equipamento e segurança nos veículos, o consumidor busca por mais conectividade. Como consequência, esse pacote encarece o produto final.

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“Já não existem modelos sem retrovisores e com bancos de plástico. Nosso regulatório obriga que todos os veículos tenham determinados itens, além de adequar às normas de emissões. Também há exigências do consumidor para conectividade. Então, o produto está mudando porque o regulatório e a sociedade exigem”, explica Moraes.

Como comprovação, no início do ano, quando a Renault renovou o subcompacto Kwid, o carro mais barato do mercado automotivo atual, a empresa decidiu descontinuar a configuração de entrada.

De acordo com a montadora, a variante mais simples (e portanto a mais barata) representava um percentual muito pequeno de vendas, e não compensava mantê-la em linha.



Carro mais conectado tem se tornado essencial

Atualmente, as montadoras disponibilizam, até para os carros mais em conta, itens de conectividade que, até anos atrás, eram vistos apenas em configurações mais completas. A central multimídia é uma delas, seja como item de série, ou como opcional.

De acordo com recente pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights, dos 5.480 entrevistados em âmbito nacional, 72% revelaram a intenção de investir mais em um carro que ofereça itens de conectividade a fim de ter mais comodidade e segurança.

“No passado, as pessoas que precisavam de um veículo, mas tinham um orçamento mais limitado, acabavam optando por adquirir um veículo mais básico, os chamados 'carros de entrada'. Com o avanço da tecnologia, percebemos uma mudança no perfil do consumidor. Hoje, o comprador entende que adquirir um carro com itens de conectividade pode se tornar um investimento com retorno na hora de vender esse veículo”, explica a CMO da Webmotors, Cris Rother.
De acordo com o levantamento, a central multimídia com espelhamento do celular, através do Android Auto ou Apple Carplay, tem a preferência de 61% dos brasileiros, seguida pelo sistema keyless para abertura das portas por aproximação, que representou 34% de interesse dos entrevistados.

O wi-fi integrado ao carro também ganhou destaque na pesquisa, com cerca de 32% de interessados. “Um zero-quilômetro básico hoje não sai da concessionária por menos de R$ 60 mil. Enquanto isso, um modelo usado em ótimo estado, com diversos itens que garantem a comodidade do motorista, acaba custando o mesmo preço”, compara.

Segurança também entra na conta do carro

Em relação aos itens de segurança, 4.309 consumidores responderam que os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (63%) e o sensor crepuscular para acionamento automático dos faróis (36%) fazem toda a diferença no momento da decisão.
Diferenciais como sensores de movimento e câmeras também figuram como essenciais entre os entrevistados.

Os mais vendidos comprovam a nova preferência

Ao analisar o acumulado dos emplacamentos dos carros mais vendidos durante o primeiro trimestre do ano levantados pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), é possível conferir a presença de veículos mais equipados e completos nas primeiras posições.
Entre os 10 mais emplacados carros como o VW T-Cross, Jeep Compass, Hyundai Creta, obtiveram melhores resultados em vendas no comparativo com o Renault Kwid, por exemplo, que finalizou o trimestre em oitavo lugar.

Carros mais vendidos no primeiro trimestre de 2022:

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