A nova geração do Peugeot 2008 está perto de chegar ao mercado brasileiro - será ainda neste primeiro trimestre - e, por isso, a marca do leão já tratou de enxugar a linha atual. Que, aliás, já é ano modelo 24/24 por aqui.
A troca de geração foi um dos motivos. O outro foi a necessidade de adequar o modelo às novas regras do Contran que passaram a exigir que todo automóvel vendido no Brasil a partir deste ano tenha controles de tração e estabilidade e indicadores de direção (piscas) laterais.
Sendo assim, o Peugeot 2008 24/24 passa a existir apenas na versão Griffe 1.6 turbo, enquanto as versões com motor aspirado deixam de fazer parte da linha. Entrega até 173 cv de potência a 6.00 rpm e torque de 24,5 kgf.m a 1.400 rpm.
Tem câmbio automático convencional de cinco marchas, piloto autmático com limitador de velocidade, teto solar panorâmico, rodas de liga-leve de 16 polegadas, volante multifuncional, ar-condicionado dual zone e multimídia de sete polegadas, entre outros recursos. O modelo, que é montado em Porto Real (RJ), é oferecido por R$ 134.990.
A nova geração será bem diferente da nossa atual. Usará outra plataforma, a CMP, e será movida pelo motor 10 turbo da Stellantis, que rende até 130 cv de potência e trabalha com uma transmissão automática do tipo CVT.