A convite da marca, que faz parte do grupo Stellantis, o WM1 participou da primeira e-Copa Peugeot. A competição reuniu a imprensa especializada para conhecer o Peugeot 208 elétrico um pouco mais de perto, e fazer uma disputa de volta rápida com ProSolo no circuito Haras Tuiuti, no interior de São Paulo.
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Como é o Peugeot 208 elétrico
O hot hatch elétrico da Peugeot tem especificações técnicas muito interessantes e, na pista, se transforma em um carro muito divertido de pilotar. Vale lembrar que não se trata de um superesportivo, mas por ser 100% elétrico, em uma pista travadinha, a condução é bem prazerosa.O novo Peugeot e-208 GT tem bateria de 50 kWh e seu motor rende até 136 cv de potência e 26,5 kgf.m de torque instantâneo. No modo Sport, o Peugeot 208 elétrico acelera de zero a 100 km/h em 8,3 segundos. O carro tem ainda os modos de condução Eco (abre mão da esportividade e privilegia a economia) e Normal (equilíbrio entre desempenho e economia de bateria).
Como anda na pista
No primeiro contato na pista, até para conhecer o carro e o traçado modificado do Haras Tuiuti para e-Copa Peugeot, o Peugeot 208 elétrico surpreendeu. O compacto é muito bem ajustado, leve (são apenas 1.526 quilos), e o piloto consegue domar o pequeno leão com facilidade e muita diversão. Quando exigidos, os freios, com discos ventilados na frente e discos sólidos atrás, deram total conta do recado.O carro fica bem na mão, com a ajuda também do volante, pequeno, bem dimensionado e com a base achatada. Foi possível comprovar mais uma vez essa facilidade na condução ao percorrer o ProSolo no meio do traçado da pista, onde a organização do evento montou um pequeno circuito de cones, bastante estreito, com curvas bem fechadas e também com "slalom" após a saída do ProSolo. A cada volta dada a diversão e a empolgação só aumentavam na pista.
No fim do dia, dentre os 15 jornalistas que participaram da e-Copa Peugeot, acabei ficando na sétima posição geral. O resultado não foi dos melhores, mas a experiência valeu muito a pena.
Apesar de não ser a proposta do Peugeot e-208 GT, que tem preço inicial sugerido de R$ 237.990, é possível se divertir bastante com o compacto elétrico em uma pista. No uso urbano, a marca divulga uma autonomia de até 362 quilômetros (ciclo WLTP) - ou 220 quilômetros no novo padrão brasileiro (ciclo PBEV). Para recarregar, o tempo estimado para ir de 0 a 80% da carga total em estações de carregamento ultra rápido de 100 kW é de 30 minutos. Já nas estações de carregamento rápido de 22 kw, o tempo sobe para seis horas. A bateria do e-208 GT tem oito anos ou 160.000 quilômetros de garantia, e é refrigerada por um sistema de resfriamento com água e etilenoglicol.
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