Muita gente talvez desconheça, mas a Peugeot é uma empresa mais que bicentenária que já fez muitas outras coisas além de carros. Embora a marca oficial de automóveis tenha sido fundada somente em 1896 - portanto há 124 anos -, a companhia existe desde o começo do século 19 (precisamente, desde 1810), pertencente, claro, à tradicional família francesa de sobrenome... Peugeot.
A marca começou sua história em vários tipos de negócios, o que inclui o ramo alimentício. Produzia moinhos de café, mas depois começou a fabricar guarda-chuvas, fundição de aço, ferramentas e até utensílios domésticos. O primeiro carro surgiu em 1889. Também vieram quadriciclos e bicicletas. Hoje, é uma das maiores empresas automobilísticas da França e do mundo.
Para celebrar os 210 anos dessa marca histórica, celebrados neste dia 26 de setembro, nós do WM1 resolvemos separar os cinco carros mais importantes da Peugeot já vendidos ou trazidos ao Brasil - em nossa opinião, obviamente. Lembrou de algum outro? Discorda ou concorda? Deixe sua resposta no campo de comentários!
Vamos começar com o carro que revolucionou a marca no país, foi o primeiro veículo da Peugeot feito por aqui e é até hoje o modelo mais vendido da história da empresa. Falamos do 206, um dos maiores sucessos da fabricante em todo o mundo. Quem não se lembra daquela saudosa propaganda onde um rapaz batia seu carro contra a parede para que ele "virasse" um 206?
No Brasil, o hatch chegou várias vezes a aparecer entre os dez modelos mais vendidos no ranking de vendas da Fenabrave e foi o primeiro carro da marca a ser fabricado em Porto Real (RJ), quando a sede foi inaugurada, em abril de 2000. Ele foi substituído pelo Peugeot 207 em 2008, mesmo que tenha continuado em produção até 2010. Deixou saudades.
O segundo carro de nossa lista é o clássico Type 3 (ou Tipo 3), o segundo modelo de automóvel fabricado por Armand Peugeot, fundador da marca de veículos, entre 1891 e 1894. Por que ele é importante? Simplesmente por ter sido o primeiro carro da empresa no Brasil, trazido por ninguém menos que Santos Dumont. Foi também o primeiro automóvel a rodar no Estado de São Paulo.
Tem mais: o Type 3 é apontado como o primeiro carro de que se tem notícia no Brasil, a julgar pelos registros históricos. Dumont, segundo sua autobiografia intitulada Os Meus Balões, tinha 18 anos, já era um entusiasta de motores a combustão e decidiu trazer o Peugeot (da primeira série, de 1891) após uma viagem de sete meses com a família a Paris.
"Era uma curiosidade. Não existia licença de automóvel nem exame de motorista", revela o projetista brasileiro em seu livro. Depois da aquisição, Dumont tornou-se adepto fervoroso de carros e máquinas. A biografia ainda aponta que essa experiência foi fundamental em seus futuros projetos de balões dirigíveis e aviões com motor e asas.
Com isso, é possível até concluir que o Peugeot Type 3 pode ter sido um dos grandes responsáveis pela invenção do avião. Que história, hein?
Outro grande carro emblemático da marca feito entre os anos 1970 e 1980 que nunca foi fabricado no Brasil, mas chegava por aqui com carroceria de picape, produzida na Argentina, entre 1992 e 1996. Ele entra nessa lista por ser um dos modelos com maior longevidade da história da empresa, já que nasceu em 1968 (na França) e sobreviveu até 2006 (!), quando deixou de ser feito na Nigéria.
Deu para perceber que seu projeto era global, certo? Extremamente versátil, o Peugeot 504 foi um carro médio e um verdadeiro cavalo de batalha para a marca francesa, feito em carrocerias diversas, como a picape que veio ao Brasil (ela tinha cabine simples e dupla), cupê, sedã, perua e até conversível.
Este modelo está na nossa lista por ser um dos mais lindos já feitos e importados pela montadora para o nosso país. Como o nome diz, era a versão cupê do sedã 406 feita pelas mãos da italiana Pininfarina, uma das empresas de design automotivo mais renomadas do mundo.
É uma das obras primas da Peugeot e também do estúdio italiano. Ele surgiu em 1996, mas só chegou por aqui em 1998, vendido apenas com motor V6 3.0, que tinha 190 cv ou 207 cv. Repare nas linhas harmônicas e muito bem desenhadas, algo extremamente atraente para a época. Com 4,62 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, ele era maior e mais bonito que o sedã.
Por dentro, no entanto, eles eram quase os mesmos. A única diferença eram os bancos com ajuste elétrico da grife Recaro no cupê, equipamento de luxo para a época.
Vamos terminar nossa lista com um dos carros mais representativos da "atual" Peugeot: o SUV 3008, modelo que já até trocou de categoria para continuar vivo. Ele entra nessa lista por ser o representante do máximo de tecnologia que um modelo da empresa pode oferecer atualmente no Brasil - tem motor turbo, uma série de equipamentos de última geração e design bastante atraente.
Seu maior problema atual, na realidade, é o preço inflacionado pelo dólar nas alturas - hoje um 3008 zero km não sai por menos de R$ 212 mil. Vale lembrar que ele chegou a ter uma versão de entrada, com sobrenome Allure, por R$ 139.990 há menos de três anos. Uma pena, porque é, sem dúvida, um dos melhores carros da empresa na atualidade.