A Peugeot tem renovado sua linha no Brasil nos últimos anos. Primeiro, o 208, e mais recentemente, o 2008. Mas também está nos planos da marca francesa atualizar seus modelos de maior porte - o 3008 e o 5008.
O WM1 confirmou que os dois devem chegar até 2025, importados e em versões híbridas ou elétricas. Essas que, aliás, vêm fazendo sucesso no mercado europeu e poderiam agradar ao mercado brasileiro pelas inovações garantidas pela plataforma STLA Medium.
No momento, apenas o 3008 da geração anterior continua à venda no Brasil, ainda na linha 2022/2023. Mas o estoque deverá acabar em breve. Depois disso, a marca ficaria apenas com o 208 e o 2008 disponíveis no line-up.
Um dos indícios da chegada do 3008 foi o registro da patente da nova geração por aqui. Claro que apenas o cadastro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) não confirma nada - mas reforça as projeções.
Lá fora, essa geração do 3008, que agora tem um ar de SUV cupê, tem três versões com motorização 100% elétrica. A primeira tem tração dianteira, 210 cv de potência, 35,2 kgf.m de torque e bateria de 73 kWh. A autonomia é de 525 quilômetros.
A segunda variante tem o mesmo esquema de motor, mas eleva a potência para 230 cv e a autonomia chega a 700 quilômetros. Por fim, a terceira configuração tem tração integral e dois motores elétricos (um para cada eixo). Juntos, os dois rendem 320 cv e 51,9 kgf.m de torque, com autonomia para rodar por até 525 quilômetros.
Na parte mecânica, a única diferença entre o 3008 e o 5008, que se distanciam pelo porte e pela capacidade, fica na autonomia da bateria de 73 kWh. O modelo de sete lugares tem alcance menor, entre 500 e 660 quilômetros, a depender da versão.
A nova geração do 3008 tem uma série de mudanças em relação ao modelo que é vendido por aqui. A começar pelo visual bem mais ousado. Na cabine, a reformulação também foi sensível, com a atualização do conceito i-Cockpit, onde o quadro de instrumentos e a central multimídia aparecem agora em uma única tela curva de 21 polegadas.
O modelo praticamente também deu fim aos botões, adotando uma tela para configurações do ar-condicionado e demais funções de climatização da cabine. Esse display conecta o console ao painel. Com isso, o interior parece isolar o motorista, elevando a proposta do i-Cockpit.
Apesar das mudanças sensíveis na parte visual, o 3008 mantém o mesmo porte, com 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,64 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. No caso do 5008, as medidas da nova geração são: 4,79 m de ponta a ponta, 1,90 m de largura e 1,69 m de altura, além de 2,90 metros de entre-eixos.