A Peugeot apresentou nesta terça-feira (24) para o mercado latino-americano a Landtrek. O modelo, grande aposta da marca francesa no segmento de picapes médias, chega primeiro ao México. Por lá, a camionete será comercializada com motor 2.4 turbo a gasolina de 210 cv. Fruto de uma parceria entre Peugeot e a chinesa Changan, o veículo desenvolvido para mercados emergentes chega ao Brasil em 2022.
No México, a versão de entrada da picape média é a Allure 4x2 Manual. Ela dispõe de seis airbags, Isofix, controle de estabilidade, câmera traseira 180º, sensores de estacionamento traseiro, sistema multimídia com tela de 10'' e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, cobertura de caçamba, rodas de liga leve de 17'', vidros elétricos e ar-condicionado manual.
Já na versão topo de linha 4 Action, a Peugeot Landtrek acrescenta câmera 360º, tração 4x4 com bloqueio do diferencial traseiro, ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro, chave presencial, faróis e luzes diurnas em LED, sistema de navegação, quadro de instrumentos com visor de 4,2'', rack e rodas aro 18''.
O conjunto mecânico para as duas versões traz sempre o mesmo motor 2.4 turbo a gasolina, que entrega 210 cv de potência e 32,6 kgf.m de torque. O câmbio (sempre de seis marchas) pode ser manual com tração 4x2 ou automático com tração 4x4. Para completar, a Landtrek tem direção com assistência hidráulica.
A picape média mede 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. A capacidade de carga da Landtrek é de mais de 1 tonelada. Já a capacidade de reboque pode chegar a 3.000 kg.
A Landtrek conta com desenho robusto, mas que não deixa de remeter aos outros modelos da Peugeot. A grade trapezoidal tem nichos verticais e parece com a do 2008. As luzes em LED, que lembram um dente de sabre, é a mesma de versões do novo 208.
O capô elevado da camionete tem linhas retas e vincos. Já os faróis têm traços bem definidos que fazem lembrar um pouco a Toyota Hilux. Na traseira, o leão da Peugeot se faz presente na tampa da caçamba. Para finalizar, fiel à receita picapeira, a Landtrek dispõe de santantônio tubular, rack de teto e estribos.
No México, a Peugeot venderá a Landtrek a partir de 504.900 pesos, o equivalente a R$ 135.477. No Brasil, contudo, a picape deverá passar da casa de R$ 200 mil. Em nosso mercado, o modelo rivalizará com as versões de topo de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
A representante francesa no segmento das picapes médias será lançada no Brasil em 2021. Suas vendas terão início no ano seguinte. Aqui, será empurrada por motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgf.m.
A Landtrek será montada no Uruguai, no complexo da Nordex, em Montevidéu. A terceirizada já é responsável pela produção das vans Citroën Jumpy e Peugeot Expert. Em breve, a empresa uruguaia também montará a Ford Transit.