Você conhece o Peugeot 408 Hybrid plug-in? Pois é, a Peugeot pode anunciar um novo modelo eletrificado no Brasil ainda neste ano. Estamos falando do 408 Hybrid, um SUV-Cupê apresentado pela marca ao mercado europeu em meados do ano passado e com previsão de começar a ser vendido já neste ano, por lá.
Mas por que a expectativa? A Peugeot registrou o modelo por completo, com design externo e também peças, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
O registro no INPI não garante 100% que um veículo será vendido no país: muitas vezes é apenas uma forma de a fabricante se proteger de cópias. Mas os processos bem detalhados quase sempre sugerem que a marca pretende mesmo trazer o modelo para o país.
Por isso, a expectativa é que o Peugeot híbrido chegue por aqui importado, assim como já acontece, por exemplo, com o elétrico e-2008.
Se vier, o 408 chegará em uma das versões mais caras, como a Hybrid 225, que custa - lá na Europa - 38,9 mil euros (R$ 217 mil, em conversão direta). A configuração tem dois motores: o 1.6 Puretech turbo a gasolina, capaz de render até 180 cv, e um elétrico de 110 cv. Juntos, os dois geram até 225 cv de potência. O câmbio é automático de oito velocidades.
O conjunto de baterias dessa versão tem capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 100 kW. Com esses números, o sistema permite uma autonomia de até 55 quilômetros rodando apenas no modo elétrico. O tempo de recarga das baterias pode variar de uma hora e 40 minutos, em carregadores rápidos de 7,4 kWH, até pouco mais de sete horas, nas tomadas convencionais.
Diferentemente do 408 vendido por aqui até 2019, que era um sedã, o novo modelo ganhou o "formato da moda" de SUV-Cupê. Feito sobre a plataforma EMP2, o híbrido tem visual que mescla proporções de utilitário esportivo com linhas dos sedãs e também de cupês. O caimento do teto a partir da coluna "C" e o vidro inclinado são típicos dessa linguagem visual.
O design do 408 Hybrid tem linhas futuristas, com grade 3D na dianteira, muitos vincos, faróis estreitos e a tradicional assinatura "dente de sabre" da Peugeot nas luzes de rodagem diurnas. Nas laterais, a linha de cintura tem uma quebra na altura das portas traseiras. As rodas com aros de 20 polegadas têm desenho geométrico algo confuso, mas até interessante.
Atrás, o crossover tem dois aerofólios escondidos nas extremidades do teto. As lanternas têm iluminação sutil com pequenas barras diagonais que começam nas laterais, avançam pela tampa do porta-malas e se unem por uma barra escurecida.
No tamanho, o 408 tem boas medidas para garantir o conforto de cinco pessoas. A distância entre-eixos do modelo é de 2,78 m e a capacidade do porta-malas é de 536 litros na versão a combustão e de 471 litros nas híbridas.
O novo 408 tem central multimídia de 10 polegadas, sistema i-Cockpit com conexão sem fio para dois celulares e sistema de reconhecimento de voz, monitor de ponto cego e "park assist" com câmeras 360°.
Na segurança, destaque para as seis câmeras-radares que auxiliam as tecnologias autônomas, como controle adaptativo de aceleração, alerta de troca de faixa, reconhecimento de placas e sistema de visão noturna.