Peugeot pode lançar 408 Hybrid plug-in no Brasil

SUV-cupê foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o que sugere sua chegada ao Brasil em breve

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Lucas Cardoso
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Você conhece o Peugeot 408 Hybrid plug-in? Pois é, a Peugeot pode anunciar um novo modelo eletrificado no Brasil ainda neste ano. Estamos falando do 408 Hybrid, um SUV-Cupê apresentado pela marca ao mercado europeu em meados do ano passado e com previsão de começar a ser vendido já neste ano, por lá.

Mas por que a expectativa? A Peugeot registrou o modelo por completo, com design externo e também peças, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O registro no INPI não garante 100% que um veículo será vendido no país: muitas vezes é apenas uma forma de a fabricante se proteger de cópias. Mas os processos bem detalhados quase sempre sugerem que a marca pretende mesmo trazer o modelo para o país.

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Peugeot 408 Hybrid plug-in
O 408 ganhou proporções de SUV acupezado e linhas bem futuristas, com vincos saltados por toda carroceria
Crédito: Divulgação
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Quando o Peugeot 408 Hybrid plug-in chega ao Brasil?

Por isso, a expectativa é que o Peugeot híbrido chegue por aqui importado, assim como já acontece, por exemplo, com o elétrico e-2008.

Se vier, o 408 chegará em uma das versões mais caras, como a Hybrid 225, que custa - lá na Europa - 38,9 mil euros (R$ 217 mil, em conversão direta). A configuração tem dois motores: o 1.6 Puretech turbo a gasolina, capaz de render até 180 cv, e um elétrico de 110 cv. Juntos, os dois geram até 225 cv de potência. O câmbio é automático de oito velocidades.

O modelo pode ser abastecido na tomada e tem conjunto de baterias com capacidade pequena: 12,4 kWh
Crédito: Divulgação
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O conjunto de baterias dessa versão tem capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 100 kW. Com esses números, o sistema permite uma autonomia de até 55 quilômetros rodando apenas no modo elétrico. O tempo de recarga das baterias pode variar de uma hora e 40 minutos, em carregadores rápidos de 7,4 kWH, até pouco mais de sete horas, nas tomadas convencionais.

Design

Diferentemente do 408 vendido por aqui até 2019, que era um sedã, o novo modelo ganhou o "formato da moda" de SUV-Cupê. Feito sobre a plataforma EMP2, o híbrido tem visual que mescla proporções de utilitário esportivo com linhas dos sedãs e também de cupês. O caimento do teto a partir da coluna "C" e o vidro inclinado são típicos dessa linguagem visual.

O design do 408 Hybrid tem linhas futuristas, com grade 3D na dianteira, muitos vincos, faróis estreitos e a tradicional assinatura "dente de sabre" da Peugeot nas luzes de rodagem diurnas. Nas laterais, a linha de cintura tem uma quebra na altura das portas traseiras. As rodas com aros de 20 polegadas têm desenho geométrico algo confuso, mas até interessante.

Mal dá para ver, mas ali na parte mais alta do teto o 408 exibe dois pequenos aerofólios
Crédito: Divulgação
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Atrás, o crossover tem dois aerofólios escondidos nas extremidades do teto. As lanternas têm iluminação sutil com pequenas barras diagonais que começam nas laterais, avançam pela tampa do porta-malas e se unem por uma barra escurecida.

Dimensões

No tamanho, o 408 tem boas medidas para garantir o conforto de cinco pessoas. A distância entre-eixos do modelo é de 2,78 m e a capacidade do porta-malas é de 536 litros na versão a combustão e de 471 litros nas híbridas.

A tecnologia do SUV-Cupê Peugeot 408 Hybrid plug-in

O novo 408 tem central multimídia de 10 polegadas, sistema i-Cockpit com conexão sem fio para dois celulares e sistema de reconhecimento de voz, monitor de ponto cego e "park assist" com câmeras 360°.

No interior do crossover chamam a atenção o design elegante, a central multimídia e o painel i-cockpit
Crédito: Divulgação
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Na segurança, destaque para as seis câmeras-radares que auxiliam as tecnologias autônomas, como controle adaptativo de aceleração, alerta de troca de faixa, reconhecimento de placas e sistema de visão noturna.

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