A Peugeot registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) as patentes de desenho da segunda e inédita geração do crossover 2008, nas versões de entrada e topo de inha. No Brasil, o 2008 é vendido como SUV por valores entre R$ 69.990 e R$ 104.990, com motores 1.6 aspirado e 1.6 turbo.
A estimativa é de que o lançamento do novo 2008 aconteça em 2021, já que a segunda geração do hatch 208 está previsto para ser a estrela da marca francesa por aqui este ano. A Peugeot do Brasil, no entanto, ainda não confirma a chegada.
Como se pode ver pelos desenhos de patente, o carro vai abandonar de vez o visual de perua mais altinha e receber, de fato, o porte de um SUV compacto, com linhas arrojadas e mais harmônicas.
As imagens registradas no INPI mostram o novo 2008 nas versões básica e topo de linha - a diferença pode ser notada pelo acabamento e por equipamentos externos, já que a grade e os faróis da configuração mais completa, por exemplo, são mais elegantes e têm conjunto de LEDs.
O modelo mais caro do crossover da Peugeot, possivelmente da versão Griffe, ainda traz faróis de neblina, grade pintada de preto, rodas de liga leve maiores, rack de teto e elementos cromados. A versão básica tem rodas menores, faróis halógenos e grade mais simples, além de teto na cor da carroceria, sem rack.
O novo 2008 também será maior, com 4,30 metros de comprimento (14 centímetros mais) e 2,60 m de distância entre os eixos. Além de mais espaço interno para os ocupantes, o porta-malas vai crescer, saltando de 355 litros para bons 434 litros - os dados são os mesmos do novo modelo já vendido na Europa.
Por dentro, ele segue o estilo do novo 208, que mantém o conceito do i-Cockpit (visualização do quadro de instrumentos em outro nível do volante). Ele ainda terá central multimídia com tela "flutuante" e botões que imitam teclas de piano, assim como no hatch.
A maior novidade na cabine deverá ser o novo quadro de instrumentos, que promete ser totalmente digital e ter efeitos em 3D.
Na Europa, o 2008 usa motor 1.2 turbo de três cilindros a gasolina com versões de 100 cv, 130 cv e 155 cv, além de um 1.5 turbodiesel de 100 cv ou 130 cv.
Em todos os casos a transmissão pode ser manual de seis marchas ou automática de oito velocidades. Por aqui, espera-se que ele utilize uma versão turbinada do 1.2 Puretech e mantenha o 1.6 THP (turbo) nas versões mais caras.