Procurando um carro usado automático, econômico, que seja prático no dia a dia e que tenha um preço acessível? Bom, nestes segundos que passaram lendo o início desta matéria você deve ter pensado em vários modelos. Mas dificilmente deve ter considerado o Kia Picanto, correto? Pode parecer estranho, mas o hatch da marca sul-coreana pode ser uma excelente opção.
Na Webmotors, o maior ecossistema automotivo do Brasil, estão anunciadas centenas de unidades. Mas aqui vamos destacar somente as automáticas a partir de 2012 - ou seja, com a frente da última geração vendida no Brasil, e que custam menos de R$ 45 mil.
O Kia Picanto EX automático é equipado com motor 1.0 flex de três cilindros, aspirado, que desenvolve até 80 cv (etanol)/77 (gasolina) de potência máxima a 6.200 rpm e torque de 10 kgf.m (e)/9,6 kgf.m (g) a 4.500 rpm. O câmbio é automático, com conversor de torque, de quatro marchas.
A performance, definitivamente, não é seu forte. A aceleração de zero a 100 km/h acontece em longos 17,1 segundos e a velocidade máxima é de 161 km/h – definitivamente não é o carro ideal para um track day.
Já com relação aos números de economia de combustível, que é o que realmente importa, o Kia faz, na cidade, 8,3 km/l (e)/11,4 km/l (g). Na estrada, 9,4 km/l (e)/13,1 km/l.
E o fato de o Picanto ser econômico está diretamente relacionado ao peso do carro, de apenas 970 quilos. O hatch tem apenas 3,59 metros de comprimento, 2,38 m de distância entre-eixos, 1,59 m de largura e 1,49 m de altura. O porta-malas tem capacidade para apenas 200 litros.
Entre os itens de série, destaque para airbag duplo frontal, faróis de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, volante com ajuste de altura, banco do motorista com regulagem de altura, destravamento remoto do porta-malas, vidros elétricos nas quatro portas, rádio CD Player com entrada USB, entre outros.
Vale identificar se, na unidade desejada, os opcionais foram incluídos. São eles: freios ABS, airbags laterais e de cortina, freios ABS e até teto solar.