Veículo mais vendido do país há anos, a picape Strada não vai ficar parada em seu trono enquanto a concorrência se mexe. Segundo apuração do site Autoesporte, o modelo deverá ganhar, ainda este ano, uma nova versão com a mesma motorização 1.0 turbo do SUV compacto Pulse.
A Stellantis, empresa que controla a Fiat - entre outras fabricantes de automóveis - confirmou a novidade durante a apresentação da linha 2023 da Strada para o mercado argentino. Por lá a Strada 1.0 turbo surgirá no segundo semestre. Aqui, deverá chegar até antes.
No Pulse, o motor 1.0 turbo rende 130 cv de potência máxima e 20,4 kgf.m de torque. Na picape, assim como no utilitário, deverá ser atrelado à transmissão automática CTV com sete marchas simuladas.
Além do novo motor, a picape também deverá ter ouras novidades, como faróis com LEDs mesmo nas versões mais baratas e, eventualmente, alguns assistentes de condução mais simples - como frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa. Que, não por acaso, já estão no Pulse.Segundo o site, a picape também ganhará a mesma tela multimídia de 8,4 polegadas que já equipa os modelos Fiat Toro e Jeep Renegade. Isso, inclusive, facilita a logística industrial de produção dos três modelos.
Tudo isso é movimento decorrente das novidades que chegarão em breve ao segmento de picapes compactas. A nova Chevrolet Montana já está saindo do forno, assim como a Volkswagen Saveiro com aprimoramentos - vale lembra que Gol e Voyage saíram de linha mas a picapinha da VW continua firme e forte.