O tempo passa e as coisas mudam. Fato! Em abril de 2015, durante o Salão de Xangai, na China, Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, rechaçou qualquer possibilidade de a picape média da marca, chamada em solo chinês de T6 ou Frison, ser comercializada por aqui. Pois é, agora, o passaporte da ‘grandalhona’ está carimbado e ela desembarca por aqui no final deste ano.
A picape já está em testes no Brasil – inclusive já foi flagrada rodando disfarçada. O principal trabalho da engenharia da JAC é conseguir transformar o conjunto mecânica mais ao gosto do consumidor e às necessidades do nosso mercado. A ‘trabalhadora’ asiática terá motor 2.8 Turbodiesel e transmissão manual de seis marchas. Na China, de acordo com o site da JAC, este coração gera somente 103 cv de potência máxima a 3.600 rpm e torque de 32,2 kgf.m
Apenas como comparação, a Chevrolet S10 traz sob o capô um propulsor 2.8 Turbodiesel também, mas que gera 200 cv e 51 kgf.m. Já a Toyota Hilux, a mais vendida entre as picapes médias em 2018, ataca com um motor turbodiesel de mesma litragem (2.8) de 177 cv e 45,9 kgf.m.
A abril de 2015, o WM1 testou na fábrica da JAC em Hefei, na China, uma versão da T6/Frison. Na época, os números de performance informados eram outros, mas o desempenho já era o principal ponto negativo da picape. Alguns outros pontos necessitavam de melhorias, mas coisas pontuais e de fácil modificação – como qualidade do acabamento interno, por exemplo.
Pensando que chega somente no final deste ano, a T6/Frison deverá ser uma das atrações da JAC Motors no Salão do Automóvel de São Paulo.