O segmento de picapes médias e grandes acompanhou o mercado automotivo brasileiro e fechou 2023 em alta. Foram 236.207 emplacamentos. Alta de 24,93% na comparação com 2022. Esses números são reflexo direto de lançamentos como o da RAM Rampage, que em menos de meio ano ultrapassou 8.600 emplacamentos.
Mas apesar de a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) posicionar o modelo da RAM entre as grandalhonas do mercado, o assunto aqui são as picapes médias de verdade, aquelas de porte maior que a Rampage e com chassi convencional.
Mesmo se desconsideramos os números da picape da RAM, há modelos que surpreenderam em 2023. Confira a seguir quais picapes médias que mais ganharam mercado. E aquelas que mais perderam participação ao longo do ano que passou.
O destaque positivo foi a Ford Ranger. O modelo entrou em uma nova geração em meados do ano passado. Totalmente renovada, fechou 2023 com 20.352 unidades. Incremento de 42,32% nas vendas na comparação com 2022, quando somou 14.300 emplacamentos.
O número também foi suficiente para botar o modelo na terceira posição do ranking de picapes mais vendidas do Brasil em 2023, atrás da Toyota Hilux (46.200 unidades) e Chevrolet S10 (25.966). Os preços da Ranger variam entre R$ 234.990 (XLS 2.0 4x2) e R$ 448.600 (Raptor).
Lançada em 2010 no Brasil, a Volkswagen Amarok é uma das picapes médias mais antigas à venda no nosso mercado. Apesar de pecar no pacote tecnológico frente às concorrentes, ainda é referência em rodagem no asfalto e tem o motor mais potente entre os modelos da categoria: 3.0 V6 turbo diesel de 258 cv.
O modelo - que está prestes a estrear um novo visual - fechou 2023 com 7.978 emplacamentos. Crescimento de 32,7% na comparação com o ano anterior, quando a picape da Volkswagen somou 6.012 unidades. Os preços variam entre R$ 298.430 (V6 Comfortline) e R$ 337.280 (V6 Extreme).
A Chevrolet S10 viu suas vendas encolherem em 2023. Apesar de ter mantido a vice-liderança no segmento, o modelo produzido em São José dos Campos (SP) somou 25.966 emplacamentos no ano passado. Volume 4,28% menor que o do ano anterior, quando foram comercializadas 27.128 unidades.
Seguindo a concorrente Amarok, a S10 não mudará de geração em 2024. A Chevrolet se prepara para botar no mercado mais uma reestilização do modelo, que é de 2012. Será o suficiente para botar a picape no rumo do crescimento? A S10 tem preços que variam entre R$ 221.400 (chassi 4x4 manual) e R$ 299.900 (High Country).
Best-seller do mercado de picapes médias em 2023, a Toyota Hilux tem um público pra lá de fiel. Isso explica o fato de o modelo da marca japonesa liderar o segmento desde 2016. Com 46.200 emplacamentos, a Hilux fechou o ano com uma boa folga na liderança.
Mas a Hilux vendeu 4,95% a menos que em 2022 (48.606 unidades), mesmo com boas novidades - como a atualização da versão esportiva GR-Sport. Será que algum outro modelo será capaz de ameaçar o reinado da picape da Toyota em 2024? Os preços da Hilux variam entre R$ 219.090 (chassi 4x4 manual) e R$ 372.890 (GR-Sport).
A Mitsubishi L200 é uma das referências do mercado brasileiro quando se fala em picape média com aptidão off-road. Mesmo assim, as qualidades do modelo não foram suficientes para garantir algum impulso nas vendas. O modelo somou 12.644 emplacamentos em 2023. Queda de 20,13% na comparação com o ano anterior.
A boa notícia é que a marca japonesa se prepara para lançar no Brasil a nova geração do modelo. Totalmente renovada desde o chassi, o modelo foi mostrado em meados do ano passado na Tailândia. A L200 tem versões com preços entre R$ 246.990 (Triton Outdoor) e R$ 311.990 (Triton Sport Sertões).