A tecnologia dos carros avançou muito nas últimas décadas e até os pneus ficaram sofisticados e tecnológicos. Tanto que até modelos compactos têm pneus resistentes a furos.
Pois a Bosch e a Pirelli acreditam que é possível elevar esse desenvolvimento para outro nível. Elas acabam de assinar um acordo de cooperação para a criação em conjunto de pneus inteligentes.
A Pirelli planeja usar a expertise da Bosch em hardware e software para ver o desenvolvimento do Cyber Tyre, pneumático com sensores integrados e que equipa o hipercarro Pagani Utopia Roadster
A Bosch, aliás, já foi a responsável por produzir para a Pagani o software de controle eletrônico de estabilidade especificamente adaptado aos pneus Cyber Tyre.
A vantagem desses sensores integrados ao pneu em relação aos instalados no carro - como padrão atual na indústria - é a coleta e transmissão de dados em tempo real, permitindo um funcionamento mais preciso de sistemas como, por exemplo, freios ABS e controle eletrônico de estabilidade.
Vale destacar que a Bosch é, atualmente, líder na tecnologia de sensores conhecidos pela sigla MEMS (do inglês Micro-Electro-Mechanical Systems), além de desenvolver e produzir monitores de pressão no padrão Bluetooth Low Energy (BLE). Tecnologias que são fundamentais para o desenvolvimento desses pneus inteligentes e conectados.
Mostrado em julho, o Pagani Utopia Roadster é a versão aberta do Utopia, lançado em 2022.
Ele é um superesportivo sem teto que tem o mesmo conjunto mecânico do cupê. Ou seja, é equipado com motor Mercedes-AMG 6.0 V12 de 864 cv, combinado com um câmbio manual de sete marchas.
Como outros hipercarros da marca italiana, terá produção limitadíssima de apenas 130 unidades.