Chamada de Máquina de Teste de Alta Velocidade, ou High Speed Testing Machine (HSTM), a máquina permite fazer testes - em condições controladas, claro - que visam melhorar a segurança dos pneus usados pelos carros mais rápidos do mundo.
Os pneus testados na máquina serão usados em carros de competição e também em hipercarros elétricos, de rua mesmo. Estes modelos estão cada vez mais rápidos e não pode usar pneus comuns.
A HSTM fica ao lado de duas outras máquinas já instaladas na planta de testes interna na sede da Pirelli em Milão, que são capazes de atingir 370 km/h e 450 km/h, respectivamente.
A nova máquina não apenas chega a uma veocidade superior, como também é capaz de gerenciar entradas de torque e aceleração extremamente altas, como as de um hipercarro na pista.
Depois de ser aprovado nos testes da HSTM, o pneu está pronto para a próxima etapa, de testes ao ar livre. A máquina, inclusive, reproduz as condições de uso dos pneus em pistas como os autódromos de Monza, na Itália, e Nürburgring, na Alemanha. E, segundo a Pirelli, em condições simuladas ainda mais severas do que as encontradas na realidade.
O aprimoramento desses testes é necessário porque a Pirelli é fornecedora de pneus para mais de 350 eventos de automobilismo, de corridas a tentativas de recorde com carros de rua.
Comentários