Caminhões que fazem o transporte de produtos perigosos têm, por obrigatoriedade, exibir placas que identificam esse tipo de carga. Esse tipo de frete é regulamentado no Brasil pela Lei nº 10.233/2001 e também por meio de resoluções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Não à toa, você certamente já viu veículos com estas indicações na estrada. Mas será que conhece os sinais?
Apresentaremos a você as distinções entre as placas que identificam o transporte de produtos perigosos. Existem as seguintes formas de identificação:
O painel de segurança é uma placa retangular de 40cm x 30cm. Sua cor é laranja e sua borda é preta. Os números são em preto e ficam divididos em duas linhas. Na parte superior, fica a identificação do risco do produto. O primeiro dos dois algarismos indica o risco primário, enquanto o segundo indica o secundário. A repetição de números significa um aumento da intensidade de um risco em específico.
Embaixo fica o Código ONU, ou Número ONU, que consiste em quatro algarismos. Esse padrão internacional identifica qual produto está sendo transportado. Você pode fazer a consulta aqui ou aqui.
A rotulagem toma como padrão a norma ABNT NBR 14725, cujo título é "Produtos químicos – Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente". As placas, pictogramas, devem ter as seguintes especificações:
Por obrigatoriedade, os rótulos devem conter as seguintes informações:
As classes de produtos estão dividas da seguinte forma: