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Polo chega em novembro e terá motor 1.0 aspirado

Versão de entrada terá o mesmo tricilíndrico usado no Up!, possivelmente ajustado para render mais de 82 cv de potência

por Redação WM1

A Volkswagen confirmou nesta segunda-feira (14) que a sexta geração do Polo será lançada no Brasil em novembro deste ano e que a versão sedã do hatch, chamada de Virtus, chegará ao mercado local no primeiro trimestre de 2018 - o três-volumes, inclusive, já é produzido em pré-série na planta de São Bernardo de Campo (SP), mesma unidade onde o Polo também já é feito.



A montadora anunciou ainda o investimento de mais de R$ 2,6 bilhões na fábrica paulista para o desenvolvimento e a produção do Polo e do Virtus, como parte do aporte de R$ 7 bilhões da fabricante até 2020 no mercado brasileiro. A plataforma MQB utilizada no Polo, inclusive, dará origem também a um SUV compacto, provavelmente derivado do conceito T-Cross Breeze, exibido no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, e a uma picape, ambos modelos inéditos e que ainda não têm data anunciada para desembarcarem no Brasil.



No evento para informar a respeito dos investimentos, a Volkswagen também liberou o acesso da imprensa à linha de montagem em São Bernardo, onde foi possível ver unidades do Polo em fabricação e descobrir mais algumas informações relevantes a respeito do hatch: na versão de entrada, ele será equipado com o motor 1.0 aspirado de três cilindros flex, que em modelos como Up! e Fox rende até 82 cv de potência e 10,4 kgf.m de torque.



Especula-se que o Polo vai trazer esse motor com ajustes para entregar mais potência, embora a Volkswagen não confirme. Na configuração de topo, a marca já confirmou que o modelo terá o 1.0 tricilíndrico TSI (turbo), porém com mais 3 cv em relação ao Golf com mesma motorização, mas mantendo o torque de 20,4 kgf.m. A versão turbo terá sempre transmissão automática de seis marchas da Aisin, enquanto a 1.0 aspirada vai contar com câmbio manual.



A Volks não confirma nem nega, mas o Polo também deverá contar com uma terceira opção de trem de força na configuração intermediária, o 1.6 16V de 120 cv e 16,8 kgf.m, que também equipa o Golf e no hatch médio é acoplado à transmissão manual de cinco velocidades ou à automática de seis marchas.


Ao visitar a fábrica também foi possível ver que a versão básica do novo Polo levou nota A no programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com consumo médio de 12,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, quando com gasolina, e de 8,7 km/l no ciclo urbano e de 10 km/l no rodoviário rodando com etanol no tanque.



Foi possível ainda observar o interior de algumas unidades expostas na planta do ABC Paulista, embora estivessem fechadas. A versão de entrada vai trazer ar-condicionado manual, central multimídia (possivelmente opcional) e um suporte acima do painel para a fixação de telefones celulares, conectados via Bluetooth com as interfaces de operação Andoid Auto e Apple CarPlay.



A configuração topo terá ar-condicionado digital e opção de painel totalmente digital - todas as configurações serão equipadas com assistência elétrica na direção e pelo menos controle de tração - a TSI vai contar com controle de estabilidade de série, que será disponibilizado como item opcional para as demais versões, e freio a disco nas quatro rodas. As opções aspiradas vão oferecer discos nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras.


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