Por que a Yamaha YZF-R15 vai ser um sucesso?

Nova esportivinha apresentada no Festival Interlagos tem visual de bom gosto, motorização moderno e preço surpreendente

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Roberto Dutra
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Uma das grande surpresas apresentadas no Festival Interlagos, que aconteceu no último fim de semana em São Paulo, foi a Yamaha YZF-R15. E a esportivinha tem tudo para ser um sucesso no mercado brasileiro. Quer saber os motivos? Confira aqui, com o WM1.

Yamaha Yzf R15 (7)
De bom gosto e sem exageros, o visual da R15 é claramente inspirado no de motos esportivas maiores
Crédito: Divulgação
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Para começar, a moto tem design de bom gosto e inquestionavelmente bacana. Inspirado no visual de modelos esportivos de maior cilindrada, a R15 exibe linhas adequadamente aerodinâmicas, frente agressiva sem exageros, faróis afilados, tanque musculoso (que leva 11 litros) e rabeta arrebitada. Tudo em sintonia com as mais atuais receitas para motos esportivas e apto a tirar aquela onda com a turma de amigos.

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Escondido sob as carenagens, o motor de 155 cm³ rende 18,8 cv de potência. Já dá pra se divertir
Crédito: Divulgação
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A motorização é outro barato da moto. Claro que, com seu monocilíndrico de 155 cm³, o modelo não vai entregar altíssimas velocidades nem a mesma adrenalina que motos de porte maior. Mas a refrigeração líquida - coisa rara nessa faixa de cilindrada aqui no Brasil - ajuda o motor a entregar 18,8 cv de potência em uma faixa de rotação bem alta, a 10.000 rpm, com torque de 1,5 kgfm a 8.500 rpm.

No geral, o acabamento da moto é muito bom. As rodas são pintadas e os pneus são largos - o traseiro é 140
Crédito: Divulgação
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Ou seja, mesmo sendo uma moto de baixa cilindrada, a R15 gosta de trabalhar em giros altos e será uma excelente porta de entrada para o mundo das esportivas. As outras especificações da moto são bem comuns, como os garfos dianteiros convencionais na suspensão dianteira, o monochoque traseiro e os freios com discos e ABS nas duas rodas, que calçam pneus nas medidas 100/80 R17 na frente e 140/70 R17 atrás.

O paunel da R-15 não revoluciona: é a manjada telinha de LCD com conta giros em forma de barra
Crédito: Divulgação
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O painel também é relativamente tradicional, com telinha de LCD e ainda sem conexão Bluetooth - algo que tem se tornado cada vez mais comum no mundo das motos. Mas tem as informações necessárias e um visual bonito, ainda atual.

Preço é outro atrativo

O terceiro atrativo da moto é o preço. A R15 custa R$ 18.990 e as vendas já começaram efetivamente. A compra pode ser feita online pelo site da Yamaha, mediante sinal de R$ 2.000. Ainda que esse valor aumente com frete, seguro e demais taxas, o preço da moto é muito interessante. A R15 está disponível nas cores azul, cinza e preta.

A rabeta é arrebitada e bicuda, e o suporte de placa fica bem destacado
Crédito: Divulgação
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Afinal, uma Fazer F15 custa R$ 17.590 com motor refrigerado a água e sem um visual tão refinado. E a moto mais vendida do país, a Honda CG 160 Titan, custa R$ 15.810 na tabela, mas nas concessionárias sai por bem mais que isso - não raro bate nos R$ 18 mil. Apostamos que haverá fila para comprar a nova R-15, sem dúvida um grande acerto da Yamaha para o mercado brasileiro.

 

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