O aumento de preços é algo comum no mercado automotivo. Alguns raríssimos modelos, no entanto, acabam escapando dessa prática, como é o caso do Caoa Chery Tiggo 7 Sport.
A versão de entrada do SUV médio foi lançada em fevereiro deste ano (2024) por R$ 134.990, um valor arrojado, competitivo e atraente. E, desde então, não teve qualquer reajuste: permaneceu o mesmo por seis meses consecutivos.
Detalhe: todos os demais SUVs da fabricante já receberam pelo menos um aumento neste intervalo de tempo. No início do mês, por exemplo, todas as configurações de Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tigo 8 tiveram aumento de preço, exceto do Tiggo 7 Sport.
Então a pergunta que fica é a seguinte: por que a Caoa Chery não aumenta o preço do Tiggo 7 Sport? Para responder essa pergunta levantamos cinco motivos.
De cara, o motivo mais claro para a Caoa Chery blindar o Tiggo 7 Sport de qualquer reajuste está relacionado ao preço. Por R$ 134.990, a versão do SUV médio acaba “roubando” com certa facilidade clientes de SUVs de entrada, como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, e de SUVs compactos, especialmente Hyundai Creta e Honda HR-V, que vão muito bem nas vendas no varejo.
Apesar do preço competitivo e atraente, o atual xodó da Caoa Chery não é um SUV pelado. Pelo contrário. A lista de equipamentos é bem recheada, com itens como central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay e tela de 10,25 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, painel de instrumentos digital com visor de 12,3 polegadas, carregamento de celular sem fio e rodas de liga leve.
Quando lançado, o Tiggo 7 Sport chegou a ter uma fila de espera de aproximadamente 150 dias. Isso fez com que uma série de medidas fossem tomadas, entre elas a suspensão das vendas do SUV para clientes PcD (Pessoas com Deficiência).
Com o tempo, e mantendo o preço, a fila foi diminuindo. De acordo com concessionários e com a própria Caoa Chery, a espera atual pelo modelo é de 90 dias, em média. No entanto, ainda há casos que este prazo não está sendo respeitado, é importante destacar.
O fato é que 90 dias, apesar de ser bastante, não chega a ser um ponto completamente fora da curva. Muitos clientes aceitam esperar, especialmente pelo fato de algumas versões de SUVs de outras fabricantes apresentarem prazos de entrega similares.
Ou seja, aumentar o preço para eventualmente inibir uma busca pelo modelo não faz mais sentido.
Talvez esse seja o principal motivo de a Caoa Chery não aumentar o preço. Com valor extremamente atraente, as pessoas são levadas às lojas da marca para conhecer o modelo e, diante do fato de não ter o carro a pronta-entrega, acabam conhecendo outras possibilidades de SUVs.
Quem não pode gastar mais de R$ 134.990 acaba sendo apresentado ao Tiggo 5X Sport, que parte de R$ 119.990, e ao Tiggo 5X Pro, que não sai por menos de R$ 132.990.
Já quem pode ir além dos R$ 135 mil acaba olhando para o Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive, que custa R$ 147.990, ou mesmo para o Tiggo 7 Pro Max Drive, que tem preço de R$ 169.990 – R$ 35 mil a mais em comparação com o Tiggo 7 Sport, mas que entrega a mais itens como sistema ADAS (tecnologias de assistência ao motorista), teto panorâmico e câmera 360º, por exemplo.
E os números compravam isso. De acordo com análise do Autoinsights da Webmotors, desde fevereiro - mês de lançamento do Tiggo 7 Sport - as buscas por Tiggo 5X e também por outras versões do Tiggo 7 cresceram significativamente. As vendas também aumentaram neste período: Tiggo 5X com alta de 23% e demais configurações do Tiggo 7 com elevação de 47%.
Por fim, a Caoa Chery não aumenta o preço do Tiggo 7 Sport para manter uma estratégia de vendas diferente das rivais. Enquanto a maioria das fabricantes trabalha com preços públicos sugeridos mais altos (aqueles que encontramos nos sites oficiais) e aplicam bônus (descontos) para torná-los atraentes por um determinado período - curto, normalmente -, a Caoa Chery já parte de um valor mais baixo, e não injeta bônus.
Com o Tiggo 7 Sport a estratégia deu muito certo. De cara saiu com um valor que impressionou os clientes e, de imediato, causou estragos na concorrência, como noticiou o WM1 com exclusividade. E hoje, com este preço ainda impactante, a Caoa Chery mantém o valor atraindo mais compradores para a marca.