Eis o Porsche 911 GT3 R. A marca alemã apresentou nesta semana sua mais nova máquina exclusiva para uso em pista que chega para substituir o GT3 R da geração 991, trazendo como maiores destaques a aerodinâmica aprimorada e o motor de 565 cv.
O desenvolvimento do novo Porsche 911 GT3 R teve início em 2019, ano de lançamento da atual geração (conhecida pela sigla 992) do esportivo da marca alemã.
De acordo com o fabricante, o objetivo era criar um carro de corrida ainda mais veloz que o antecessor, mas ao mesmo tempo com maior confiabilidade e mais fácil de ser guiado.
O sistema de suspensão, por exemplo, foi reprojetado para reduzir o desgaste dos pneus, trazendo várias soluções técnicas do 911 RSR, que conta com suspensão de duplo A na dianteira e multibraços na traseira, com amortecedores KW com cinco opções de ajuste.
Vale destacar que a distância entre-eixos também é mais longa que a do 911 de rua, passando de 2,46 m para 2,51 m.
á o motor é um 4.2 boxer de seis cilindros contrapostos, derivado do 4.0 do 911 GT3 de rua. O maior deslocamento permite ao propulsor desenvolver 565 cv, além de otimizar as curvas de torque e de potência para permitir que mesmo pilotos sem tanta experiência consigam desfrutar do conjunto.
Este propulsor é combinado a um câmbio sequencial de seis marchas vindo do carro de corrida da Porsche GT3 Cup.
A carroceria, que combina aço e alumínio em sua estrutura, traz uma série de elementos em fibra de carbono e foi pensada para se adequar aos padrões da FIA, com o assento do piloto deslocado para o centro da cabine. Pedais e volante ajustáveis completam o pacote.
A estreia do novo Porsche 911 GT3 R nas competições está prevista para 2023, em competições nos Estados Unidos e na Europa. Mas a grande expectativa da marca é para as 24 Horas de Le Mans de 2024, que será a primeira a contar oficialmente com o novo GT3 R.