Porsche 911 GT3 RS bate na casa dos R$ 2 milhões

Lançado em agosto do ano passado, esportivo com motor de 525 cv encareceu R$ 150 mil após período de pré-venda

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Lucas Cardoso
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Imagine pagar R$ 150 mil a mais para ter um carro igual ao lançado no ano passado. Essa será a realidade dos possíveis interessados em adquirir as novas unidades do Porsche 911 GT3 RS, que desembarcaram no Brasil nos últimos dias. Enquanto os donos que compraram no período de pré-venda pagaram R$ 1,77 milhão, os novos pedidos do esportivo custarão R$ 1,92 milhão.

Porsche 911 Gt3 Rs 3 F1
A versão GT3 RS é bem fuçada e ganhou diversos elementos antes só usados em carros de competição
Crédito: Divulgação
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Apesar do valor alto de variação, certamente os abonados compradores desse modelos (e de outros desse naipe) ficarão felizes na hora de afundar o pé no acelerador. O 911 GT3 RS usa um motor seis cilindros boxer 4.0, capaz de entregar até 525 cv de potência - 15 cv a mais que no GT3 "convencional" - e 47,5 kgf.m de torque.

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Outro motivo de diversão é o comportamento do câmbio PDK de dupla embreagem banhada a óleo e sete marchas. Essa transmissão é responsável por gerenciar o envio de toda essa potência às quatro rodas do esportivo, que acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos - é 0,2 segundos mais rápido que a versão GT3 padrão. A máxima declarada para o esportivo alemão é de 296 km/h.

Porsche 911 Gt3 Rs 4 F2
O motor boxer seis cilindros 4.0 do 911 GT3 RS rende 525 cv e gira até 9.000 rpm
Crédito: Divulgação
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Menos peso

Essa versão GT3 RS também tem uma série de melhorias aerodinâmicas e de redução de peso em relação ao modelo padrão. Por exemplo, o spoiler dianteiro ativo e um sistema de ajuste de suspensão em tempo real via comando no volante.

Porsche 911 Gt3 Rs 2 F3
O 911 GT3 RS tem um número de downforce duas vezes melhor que o da versão "normal"
Crédito: Divulgação
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A posição do radiador na dianteira também foi mexida para melhorar o desempenho. Com isso, o espaço do porta-malas dianteiro acabou. Além disso, as portas laterais, tampa do porta-malas, o capô e o imenso aerofólio são feitos de fibra de carbono. O interior também tem peças nesse mesmo material, como os bancos.

Os ajustes garantem um alívio na balança de 60 quilos para a versão, que pesa 1.450 quilos, contra os 1.510 quilos da versão GT3 padrão.

Aerodinâmica apurada

As mudanças aerodinâmicas também resultaram numa melhora absurda na downforce do 911 GT3 RS. O modelo fica com 860 quilos a 285 km/h, o que é o dobro da geração anterior e quase três vezes da força gerada pela versão convencional. Desse total, 409 quilos são gerados só pela atuação do aerofólio traseiro.

Porsche 911 Gt3 Rs F4
O interior do 911 GT3 RS tem bancos em fibra de carbono para reduzir peso
Crédito: Divulgação
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Novidade das pistas

O modelo também oferece um sistema de redução de arrasto chamado de Drag Reduction System (DRS), que é o primeiro aplicado em um Porsche de produção. O mecanismo permite "achatar" as asas por um momento com o simples apertar de um botão, para atingir uma velocidade mais alta. A peça também funciona nos momentos em que o carro precisa frear.

Porsche 911 Gt3 Rs 5 F5
O aerofólio instalado na traseira do modelo tem função ativa controlada eletronicamente
Crédito: Divulgação
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Enfim, certamente os R$ 1,92 milhão pagos pelos novos clientes da Porsche que comprarem o 911 GT3 RS não serão um dinheiro mal gasto. É muito? Certamente é, mas e se você pudesse comprar, também compraria? Conte aí nos comentários!

Confira o vídeo do lançamento do 911 GT3 RS:

 

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