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Porsche 911 GT3 RS bate na casa dos R$ 2 milhões

Lançado em agosto do ano passado, esportivo com motor de 525 cv encareceu R$ 150 mil após período de pré-venda

por Lucas Cardoso

Imagine pagar R$ 150 mil a mais para ter um carro igual ao lançado no ano passado. Essa será a realidade dos possíveis interessados em adquirir as novas unidades do Porsche 911 GT3 RS, que desembarcaram no Brasil nos últimos dias. Enquanto os donos que compraram no período de pré-venda pagaram R$ 1,77 milhão, os novos pedidos do esportivo custarão R$ 1,92 milhão.

Apesar do valor alto de variação, certamente os abonados compradores desse modelos (e de outros desse naipe) ficarão felizes na hora de afundar o pé no acelerador. O 911 GT3 RS usa um motor seis cilindros boxer 4.0, capaz de entregar até 525 cv de potência - 15 cv a mais que no GT3 "convencional" - e 47,5 kgf.m de torque.
Outro motivo de diversão é o comportamento do câmbio PDK de dupla embreagem banhada a óleo e sete marchas. Essa transmissão é responsável por gerenciar o envio de toda essa potência às quatro rodas do esportivo, que acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos - é 0,2 segundos mais rápido que a versão GT3 padrão. A máxima declarada para o esportivo alemão é de 296 km/h.

Menos peso

Essa versão GT3 RS também tem uma série de melhorias aerodinâmicas e de redução de peso em relação ao modelo padrão. Por exemplo, o spoiler dianteiro ativo e um sistema de ajuste de suspensão em tempo real via comando no volante.

A posição do radiador na dianteira também foi mexida para melhorar o desempenho. Com isso, o espaço do porta-malas dianteiro acabou. Além disso, as portas laterais, tampa do porta-malas, o capô e o imenso aerofólio são feitos de fibra de carbono. O interior também tem peças nesse mesmo material, como os bancos.
Os ajustes garantem um alívio na balança de 60 quilos para a versão, que pesa 1.450 quilos, contra os 1.510 quilos da versão GT3 padrão.
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Aerodinâmica apurada

As mudanças aerodinâmicas também resultaram numa melhora absurda na downforce do 911 GT3 RS. O modelo fica com 860 quilos a 285 km/h, o que é o dobro da geração anterior e quase três vezes da força gerada pela versão convencional. Desse total, 409 quilos são gerados só pela atuação do aerofólio traseiro.

Novidade das pistas

O modelo também oferece um sistema de redução de arrasto chamado de Drag Reduction System (DRS), que é o primeiro aplicado em um Porsche de produção. O mecanismo permite "achatar" as asas por um momento com o simples apertar de um botão, para atingir uma velocidade mais alta. A peça também funciona nos momentos em que o carro precisa frear.

Enfim, certamente os R$ 1,92 milhão pagos pelos novos clientes da Porsche que comprarem o 911 GT3 RS não serão um dinheiro mal gasto. É muito? Certamente é, mas e se você pudesse comprar, também compraria? Conte aí nos comentários!

Confira o vídeo do lançamento do 911 GT3 RS:



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