O caro leitor conferiu aqui no WM1 o lançamento oficial, na Alemanha, da nova geração do Porsche Macan. O modelo nasceu 100% elétrico e, assim, é o primeiro SUV totalmente eletrificado da marca alemã (o Taycan é esportivo). Pois bem, a Porsche do Brasil confirmou que esse novo Macan elétrico será vendido no Brasil.
A pré-venda começará ainda neste primeiro semestre e não vai tirar de linha o Macan atual, que tem motor a combustão e é vendido no mercado brasileiro em várias versões. Os preços não foram revelados, naturalmente, mas podemos esperar valores acima dos atualmente cobrados pelo Macan a combustão.
O Macan elétrico usa plataforma compartilhada com a Audi (A6 e-tron e Q6 e-tron). No lançamento, foram apresentadas duas versões, Macan 4 e Macan Turbo - que, apesar do sobrenome, não tem nada de motor térmico. As duas têm tração integral e baterias com 95 kWh líquido e pico de 100 kWh.
O Macan 4 entrega 408 cv de potência com 66,3 kgf.m de torque. Vai de zero a 100 km/h em 5,2 segundos e chega à velocidade máxima. Sua autonomia no padrão europeu WLTP é de ótimos 613 quilômetros. Já o Macan Turbo rende 640 cv e 115,2 kgf.m, vai de zero a 100 km/h em 3,3 segundos e alcança 260 km/h. O desempenho é mais forte, mas a autonomia é menor: 519 quilômetros (WLTP).
Em alguns paíse,s a chegada do Macan elétrico vai tra de linha o modelo a combustão. No Brasil, porém, o Macan atual, a combustão, continuará sendo vendido. O modelo atual é oferecido nas seguintes versões: