Também conforme dito no anúncio da marca, este é o primeiro carro esportivo de quatro portas que levará a denominação especial "T", que antes era reservada a 911 e 718. O preço sugerido pela Porsche é de R$ 479 mil. Mas o que significa o "T" dessa versão do Macan? Venha com a gente para descobrir.
Quer um Macan ou outro Porsche? Corre aqui!
O que significa o "T" no Porsche Macan?
A letra representa uma forma exclusiva de dinâmica de direção na Porsche desde a década de 1960, significa "Touring" e identifica carros que oferecem experiência de direção especificamente autêntica graças à precisão de ajustes, equipamentos e motores eficientes."Fiel ao espírito do Porsche 911 T de 1968", segundo a marca, o Macan T apresenta uma configuração dinâmica que une o motor 2.0 turbo a um design atlético e uma linha de itens de série ideais para um estilo de direção mais esportivo. O conceito posiciona o Macan T entre o Macan e o Macan S.
Motor 2.0 tem 265 cv
O motor turbo de quatro cilindros e dois litros do Macan T promete combinar agilidade, baixo peso e reforçar o design compacto do carro para criar um pacote que oferece "equilíbrio ideal entre peso e desempenho".Comparado ao V6 biturbo de 2,9 litros de Macan S e GTS, a distribuição da força motriz de tração do Macan T pesa 58,8 kg a menos no eixo dianteiro. Isso dá ao SUV mais desempenho na arrancada e aptidão para as curvas, ainda que tenha menos potência.
O Macan T tem 265 cv de potência e 40,8 kgf.m de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas (PDK), com promessa de trocas extremamente rápidas, e sistema de tração integral ativa, conhecido como Porsche Traction Management (PTM).
Combinado ao Pacote Sport Chrono, que inclui seletor de modos de condução e até um botão "Sport Response" no volante (até aqui, tudo item de série), o Macan T consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atingir velocidade máxima de 232 km/h.
Rebaixado
O Macan T também é equipado com o Porsche Active Suspension Management (PASM) combinado com o rebaixamento da carroceria em 1,5 cm. As barras estabilizadoras no eixo dianteiro são mais rígidas e o ajuste do chassi foi otimizado para criar a suspensão ideal para o veículo e para o eixo motriz, o que resulta em um estilo de direção mais responsivo e de manuseio ágil.Já o Porsche Traction Management (PTM) também foi adaptado e pensado para distribuir a maior parte da tração para o eixo traseiro, o que faz com que o comportamento seja ainda mais esportivo. Também é possível incluir, opcionalmente, suspensão a ar adaptável e mais 1 cm de rebaixamento da carroceria.
Já o sistema Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) também pode ser adicionado à configuração: ele foi adaptado às características dinâmicas do Macan T e melhora ainda mais o comportamento.
Visual do Porsche Macan T
Elementos de design pintados de cinza na parte dianteira, lateral e traseira diferenciam-no dos demais modelos da linha Macan. A cor contrastante exclusiva pode ser vista nos acabamentos dianteiros, retrovisores externos, side blades, spoiler de teto e logotipos na parte traseira.Já as saídas de escape esportivas e os frisos dos vidros laterais pintados de preto brilhante são itens de série e os side blades vêm com o logotipo "Macan T" em preto. As rodas de 20 polegadas do Macan S, nele, são pintadas em tom mais escuro de forma exclusiva. E os clientes podem optar, ainda, entre 13 tons diferentes de cores sólidas, metálicas e especiais para a carroceria.
Por dentro, muito luxo e personalidade própria
O interior do Macan T tem seu próprio caráter. Os bancos esportivos de couro com aquecimento (de série) vêm com ajuste elétrico e contam com estofamento exclusivo. Detalhe: as partes centrais dos assentos são finalizadas com tecido especial e os apoios de cabeça dianteiros têm escudo Porsche. A cor contrastante do exterior continua no interior pelas costuras decorativas prateadas.Outro item exclusivo é o volante esportivo GT multifuncional e o cronômetro Sport Chrono que fica na parte superior do painel. As soleiras das portas vêm em alumínio preto e também apresentam o logo Macan T. Opcionais incluem o volante esportivo GT em tecido de corrida com revestimentos em carbono e um ionizador para o sistema de ar-condicionado.
Por fim, o Macan T também se beneficia de todos os novos elementos da geração de modelos revisada no verão de 2021, como o novo console central com visual de vidro sofisticado e superfície sensível ao toque, além do sistema Porsche Communication Management (PCM), com uma tela tátil de 10,9 polegadas bem ao centro do painel.
Conheça toda a linha Porsche vendida no Brasil: modelos, versões, preços...
Comentários