Agora a Porsche também tem um SUV-cupê para chamar de seu. Após o sucesso do BMW X6 e até mesmo a Renault entrar na onda com o Arkana, a marca alemã resolveu criar um versão mais invocada e com teto caído do Cayenne. O Cayenne Coupé chegará às lojas europeias em maio com preços acima do SUV convencional e ainda não tem data definida para chegar ao Brasil.
O modelo segue a receita de outros modelos como Audi Q8 e Mercedes-Benz GLE Coupé, portanto, ficou com o teto mais baixo (20 milímetros para ser preciso), enquanto a coluna A e o para-brisa ficaram mais inclinados. Com as mudanças, o banco traseiro é 18 mm mais largo por conta das novas portas.
O teto também provocou outra mudança: o spoiler teve de ser posicionado mais abaixo, se tornando fixo no teto. Apesar disso, segue funcionando como nas versões convencionais, ou seja, acima dos 90 km/h ou como airbrake nas frenagens. Por falar em teto, o modelo pode ser equipado com teto solar panorâmico ou teto feito em fibra de carbono.
O Cayenne Coupé pode contar com duas opções de motorizações: a variante de entrada conta com um 3.0 V6 turbo com 340 cv e 45,8 kgf.m de torque, fazendo o SUV-Coupé acelerar até os 100 km/h em 6 segundos (5,9 s com o pacote Sport Chrono que alivia o peso) e velocidade máxima de 243 km/h. A configuração mais cara usa um 4.0 biturbo de 550 cv e 78,5 kgf.m, fazendo o modelo chegar aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos antes de atingir os 286 km/h de velocidade máxima. A transmissão é sempre automática de 8 marchas.
Em termos de medida, a configuração Coupé é um centímetro menor que a configuração normal, mas oferece espaço apenas para quatro pessoas, já que a parte central do banco traseiro virou um porta-objetos. A fileira traseira é 300 mm mais baixa para compensar o caimento do teto, enquanto o porta-malas varia entre 625 e 600 litros, menos que os 770 litros do Cayenne.