Porsche Taycan agora pode ser perua aventureira

Nova configuração de carroceria do esportivo elétrico da marca alemã chega ao Brasil no segundo semestre por R$ 649 mil

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André Deliberato
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Imagine uma perua 100% elétrica da Porsche com pegada aventureira, quase como um veículo off-road. Pensou? Pois está é a Taycan Cross Turismo, anunciada globalmente pela empresa nas últimas semanas para disputar mercado contra os modelos da Tesla e, por que não, as peruas esportivas da Audi.

Com a chegada da perua, aumenta para cinco o número de opções de stations wagons à venda em nosso país - o modelo se junta à Mini Clubman JCW, Porsche Panamera Sport Turismo e Audi RS 4 e RS 6. O preço? Redondos R$ 649 mil pela versão de entrada, valor que inclui a mão-de-obra da instalação do carregador doméstico. Encomendas começam agora, mas as entregas só no segundo semestre.

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Porsche Taycan agora é cupê ou perua

Visualmente, a Taycan Cross Turismo é idêntica a um Taycan original quando vista de frente, mas muda na parte de trás devido ao caimento de teto ao estilo shooting brake. Ela tem praticamente o mesmo design que o conceito Mission E Cross Turismo, revelado pela empresa no Salão de Genebra de 2018.

É justamente por essa proposta mais aventureira que essa nova opção da Porsche se torna única dentro do segmento de supercarros elétricos. Explico: enquanto a Tesla cria e vende modelos de alto luxo e desempenho, a Audi responde com carros superesportivos e de visual mais invocado.

Perua Porsche Taycan Cross Turismo chega ao Brasil no segundo semestre deste ano
Crédito: Divulgação
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A Taycan Cross Turismo, por sua vez, é o primeiro entre esses modelos 100% elétricos com ajustes estéticos e funcionais voltados a um estilo de rodagem aventureiro, com visual off-road e suspensão (levemente) elevada. Segundo Stefan Weckbach, vice-presidente para a linha Taycan da Porsche, "embora não seja um veículo off-road, ela é especializada em estradas não pavimentadas e de terra".

Lá fora, são quatro versões, que seguem os tradicionais sobrenomes utilizados pela Porsche (4, 4S, Turbo e Turbo S). Para o Brasil, por ora, apenas a versão "4" está disponível.

Desde a versão de entrada (justamente a "4"), a station traz dois motores elétricos - um em cada eixo - capazes de entregar até 476 cv por meio de um overboost. Sem esse recurso, são 380 cv e 50,9 kgf.m de torque, que podem fazer a perua arrancar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e chegar a 220 km/h. A autonomia máxima varia entre 389 km (com o oveboost ativado) e 456 km.

Porsche Taycan Cross Turismo tem caimento de teto ao estilo shooting brake, como uma boa perua
Crédito: Divulgação
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Posche Taycan Cross Turismo Turbo S é insana

Calma que esses números da versão de entrada são "baixos". Na configuração 4S, a potência sobe para 571 cv. Na Turbo (que não tem turbina no motor, importante destacar), vai a 680 cv. E na monstruosa "Turbo S", ela chega a colossais 761 cv. Nessa versão topo de linha, a station consegue fazer de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos mesmo assim oferecer autonomia de ótimos 419 quilômetros.

O lançamento dessa versão dá sequência os planos da marca de ter metade de sua linha de produtos elétrica ou híbrida plug-in (híbridos que são recarregáveis na tomada) até 2025. "Em 2020, um em cada três veículos nossos feitos na Europa tinham um motor elétrico. A mobilidade elétrica é o futuro", reforça e finaliza Oliver Blume, diretor do conselho executivo da Porsche.

Porsche Taycan Cross Turismo tem aptidão para rodar em estradas de terra, mas não é como um SUV
Crédito: Divulgação
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