Os SUVs se tornaram os queridinhos do mercado automotivo brasileiro. Com visual moderno, posição de dirigir elevada e proposta de versatilidade, conquistaram famílias, motoristas urbanos e até quem busca desempenho.
De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os SUVs já respondem por 54,58% das vendas totais de 2025.
Mas será que todos entregam realmente bom espaço no porta-malas? Essa é uma dúvida comum para quem viaja muito, tem filhos ou precisa de espaço extra no dia a dia.
A seguir, reunimos os 10 SUVs mais vendidos do primeiro trimestre de 2025 e comparamos a capacidade volumétrica do porta-malas de cada um — além de mostrar motorizações, preços iniciais e números de vendas.
Vendas (1º tri/25): 18.379 unidades
Preço inicial: R$ 119.990
Motorização: 1.0 TSI (128 cv) ou 1.4 TSI (150 cv)
Porta-malas: 373 a 420 litros
O T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, mas não brilha em espaço de bagagem. O porta-malas varia de 373 a 420 litros, conforme a inclinação do encosto traseiro. Para quem viaja com frequência, pode ser limitado.
Vendas: 14.528 unidades
Preço inicial: R$ 147.390
Motorização: 1.0 turbo (120 cv) ou 2.0 aspirado (167 cv)
Porta-malas: 422 litros
O Creta tem um porta-malas com bom aproveitamento e tampa ampla. É ideal para famílias que não querem abrir mão de um SUV moderno e confortável.
Vendas: 14.160 unidades
Preço inicial: R$ 156.100
Motorização: 1.5 aspirado (126 cv) ou 1.5 turbo (177 cv)
Porta-malas: 354 litros
O porta-malas do HR-V tem capacidade para 354 litros bem distribuídos - mas é a menor, dentre os 10 SUVs mais vendidos. O assoalho plano e o acabamento são diferenciais. Além disso, o modelo se beneficia do sistema Magic Seat da Honda, que possibilita várias opções de modularidade dos bancos.
Vendas: 13.619 unidades
Preço inicial: R$ 119.990
Motorização: 1.0 turbo (116 cv) ou 1.2 turbo (133 cv)
Porta-malas: 393 litros
O Tracker agrada pela eficiência do conjunto mecânico, mas entrega menos espaço de bagagem que alguns outros SUVs do mesmo porte.
Vendas: 13.011 unidades
Preço inicial: R$ 179.190
Motorização: 2.0 aspirado (177 cv) ou híbrido 1.8 + elétrico (122 cv)
Porta-malas: 440 litros
O Corolla Cross leva 440 litros no porta-malas, independentemente da motorização - híbrida ou a combustão. Ótima opção para quem quer espaço e consumo eficiente.
Vendas: 12.757 unidades
Preço inicial: R$ 186.990
Motorização: 1.3 turbo (185 cv) 2.0 diesel (170 cv) ou 2.0 gasolina (272 cv)
Porta-malas: 476 litros
Mesmo com dimensões medianas, o Compass tem capacidade para 476 litros no porta-malas. É um dos SUVs médios mais versáteis, e ainda tem um design robusto.
Vendas: 12.194 unidades
Preço inicial: R$ 117.990
Motorização: 1.6 aspirado (113 cv)
Porta-malas: 432 litros
Para seu porte, o Kicks surpreende na capacidade de bagagem. Leva 432 litros, e assim supera concorrentes diretos. Além disso, ainda exibe consumo eficiente.
Vendas: 10.746 unidades
Preço inicial: R$ 119.990
Motorização: 1.0 turbo (130 cv) ou 1.3 turbo (185 cv)
Porta-malas: 600 litros
Entre os SUVs mais vendidos, é o campeão em capacidade de porta-malas. O Fastback leva 600 litros e ainda oferece bom desempenho graças ao motor turbo.
Vendas: 10.235 unidades
Preço inicial: R$ 118.290
Motorização: 1.3 turbo (185 cv)
Porta-malas: 385 litros
Apesar do visual icônico e da tração 4x4 nas versões topo de linha, o Renegade tem capacidade para apenas 385 litros de capacidade volumétrica, o que pode ser limitador para viagens longas.
Vendas: 9.949 unidades
Preço inicial: R$ 116.990
Motorização: 1.0 turbo (130 cv) ou 1.3 aspirado (107 cv)
Porta-malas: 370 litros
O Pulse tem boa dirigibilidade e motor eficiente, mas seu porta-malas para 370 litros é apenas razoável. Ideal para quem busca um SUV compacto urbano.
Entre os 10 SUVs mais vendidos de 2025, o Honda HR-V é o que tem o menor espaço para bagagens: leva 354 litros. Já o campeão é o Fiat Fastback, com belos 600 litros de capacidade volumétrica. Dá para levar muita coisa! O modelo pode ser ideal para quem precisa de bom espaço de bagagens e não quer abrir mão do visual de um SUV arrojado.