Preços da Honda XRE 300 Sahara são divulgados

Valores ficam pouco acima dos cobrados pela antecessora XRE 300. Faturamento começa em dezembro e entregas, em janeiro

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Roberto Dutra
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A Honda revelou as informações sobre a nova XRE 300 Sahara aos poucos, e ainda faltava o preço. Agora não falta mais: a marca soltou hoje os valores sugeridos para as três versões. Confira abaixo:

Preços da Honda XRE 300 Sahara:

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  • XRE 300 Sahara Standard (cinza metálica): R$ 27.090
  • XRE 300 Sahara Rally (vermelha): R$ 27.690
  • XRE 300 Sahara Adventure (bege metálica): R$ 28.650
  • Como podemos ver, os preços subiram pouco em relação aos cobrados pela antecessora. Até o lançamento da Sahara, a XRE 300 era vendida nas versões Standard, por R$ 25 mil, e Rally e Adventure, por R$ 25.600.

    Mas não devemos esperar que, num primeiro momento, os valores praticados nas concessionárias sejam estes. Infelizmente é provável que aconteça o que vimos quando do lançamento da Honda CB 300F Twister, no início do ano, quando muitas revendas botaram ágio de até R$ 4 mil no valor sugerido. Mas, passada a primeira "leva", os preços da moto voltaram ao patamar normal.

    Honda Xre 300 Sahara 2024 Rally
    A versão Rally é a intermediária e só será vendida na cor vermelha
    Crédito: Divulgação
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    Honda XRE 300 Sahara

    A nova XRE 300 Sahara será vendida em três versões - Standard, Rally e Adventure. Começa a ser faturada em dezembro e as primeiras entregas estão previstas para janeiro.

    Honda Xre 300 Sahara 2024 Standard
    A Standard é a versão de entrada e só terá a cor predominante cinza
    Crédito: Divulgação
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    Motor é o mesmo da CB 300F Twister

    Já revelamos aqui as principais especificações da moto. O chassi é praticamente o mesmo da CRF 250 - uma trilheira raiz - e teve apenas algumas alterações no sub-quadro. Isso porque, lá atrás, a Sahara teve outras carenagens, banco mais largo, bagageiro e pé-de-pato com suporte de placa. Além disso, a balança também é herdada da CRF 250. Só sofreu modificações para se adequar à nova coroa da relação.

    Honda Xre 300 Sahara 2024 Adventure
    A topo de linha Adventure é mais completa: tem para-brisa alto e protetores de carenagens e de cárter
    Crédito: Divulgação
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    Outras boas novidades são os sete ajustes de pré-carga na suspensão traseira monochoque (antes não havia regulagens), a embreagem agora assistida e deslizante, e o sistema ESS de frenagem de emergência - nas freadas bruscas, o pisca alerta é ligado automaticamente.

    Já o motor é o mesmo da CB 300F Twister (que foi lançada no início deste ano), conforme antecipamos. É monocilíndrico, refrigerado a ar, tem comando de válvulas simples e 293,5 cm³. Entrega um pouco mais de potência e torque devido ao escape e à caixa de ar e filtro de ar diferentes.

    Honda Xre 300 Sahara 2024 Farol De Led
    O farol dianteiro tem formato triangular, moldura e luzes de LED - assim como piscas e lanterna
    Crédito: Divulgação
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    Na nova Sahara, são 25,2 cv a 7.500 rpm e 2,7 kgf.m a 5.750 rpm - na naked, entrega 24,5 cv a 7.500 rpm com gasolina e 2,6 kgf.m 5.500 rpm (potências com etanol, torques com gasolina ou etanol). O câmbio permanece como antes: seis marchas, com secundária por corrente.

    Honda Xre 300 Sahara 2024 Painel
    O painel da XRE 300 Sahara tem fundo blackout e é rico em informações
    Crédito: Divulgação
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    Para comparação, a XRE 300 "atual" tem motor também monocilíndrico, mas com duplo comando de válvulas e refrigeração a ar. Com 291,6 cm³, rende 25,6 cv a 7.500 rpm e torque de 2,8 kgf.m a 6.000 rpm (as duas medidas com etanol). O câmbio, porém, tem apenas cinco marchas, enquanto a secundária também é por corrente.

    Honda Xre 300 Sahara Banco
    O banco da XRE ficou mais macio e mais largo na área destinada ao garupa
    Crédito: Divulgação
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    Design e mudanças

    O nome mudou de XRE 300 para XRE300 Sahara e o visual também está diferente - embora menos do que esperávamos em um modelo "completamente novo". Em uma primeira olhada rápida, vemos apenas uma "XRE sem bico dianteiro".

    O motor da XRE 300 Sahara é o mesmo da naked CB 300F Twister, mas entrega um pouco mais de força
    Crédito: Divulgação
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    Mas há detalhes além disso. A nova Sahara tem iluminação full-LED com farol em forma de triângulo invertido com moldura e abas laterais inspiradas nas da CRF 1100L Africa Twin. Também sobressaem as folhas das rodas e os tubos inferiores das bengalas dianteiras pintados na cor preta. A proteção do escape, também na cor preta, é nova - e bem bonita!

    As três versões da XRE 300 Sahara têm rodas pintadas de preto e ABS na frente e atrás
    Crédito: Divulgação
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    A versão mais completa, a Adventure, também tem para-brisa alto, protetor de carenagens envolvente e protetor de cárter - acessórios que poderão ser comprados separadamente para instalação nas outras versões.

    A suspensão traseira da moto é monochoque e agora tem sete regulagens na pré-carga
    Crédito: Divulgação
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    Segundo a Honda, o banco ficou maior, mais largo na parte do garupa e também mais macio. Além disso, as rodas, os freios e a suspensão dianteira têm as mesmas medidas de antes, mas são novas por terem passado por recalibragens e/ou virem de novos fornecedores.

    Os freios, aliás, são disco nas duas rodas com ABS em todas as versões. Da mesma forma, as três compartilham o bonito painel de instrumentos com fundo blackout, que é bem completinho de informações e fácil de visualizar.

    As principais especificações da nova Honda XRE 300 Sahara são as seguintes:

    • Motor OHC monocilínrico, refrigerado a ar, injetado com radiador de óleo, 293,5 cm³, potência de 24,8 cv (gasolina) ou 25,2 cv (etanol) a 7.500 rpm, e torque de 2,7 kgf.m a 5.750 rpm com os dois combustíveis
    • Chassi com berço duplo em cima e embaixo
    • Transmissão com seis marchas e secundária por corrente
    • Embreagem assistida e deslizante
    • Sistema ESS de frenagem de emergência
    • Iluminação full-LED
    • Bateria de 12 Volts e cinco Ampéres
    • Suspensão dianteira tradicional com bengalas telescópicas
    • Suspensão traseira monchoque Pro-link com sete ajustes na pré-carga
    • Freios a disco com ABS nas duas rodas
    • Pneus nas medidas 90/90 R21 na frente e 1120/80 R18 atrás
    • tanque para 13,8 litros, sendo 2,6 litros de reserva (a mesma de antes)
    • 2,19 m de comprimento, 82,8 cm de largura, 1,27 m de altura, 1,42 m de entre-eixos, banco a 85,9 cm do solo e vão livre de 26,9 cm na Standard e na Rally e de 26,5 cm na Adventure (antes, 2,19m x 83,8 cm x 1,21 m x 1,41 m x 86 cm x 25,9 cm)
    • Peso seco de 147 quilos na Standard e na Rally e de 149 quilos na Adventure (antes, 148 quilos)
    • Cada versão da nova Honda XRE 300 Sahara será vendida em uma única opção de cor. A Adventure na cor dourada, a Rally na cor vermelha e a Standard na cor cinza.

      Passado e presente: a famosa NX 350 Sahara dos anos 90 e a nova XRE 300 Sahara
      Crédito: Divulgação
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      A origem da nova Sahara

      A nova XRE 300 Sahara é uma evolução da XRE 300, que foi lançada em 2010. Antes da XRE, a Honda esteve presente no segmento de modelos trail de cilindrada baixa/média com outros modelos - XL 250R, XLX 350R, NX 350 Sahara e até XR 250 Tornado.  Ao longo dos anos a XRE 300 ganhou novas versões - Rally, em 2014, e Adventure, em 2017, mas eram basicamente a mesma moto com grafismos diferentes. A escolha do sobrenome pretende evocar a NX 350 Sahara, modelo que foi vendido entre 1990 e 1999 e que fez grande sucesso.

      A clássica Honda NX 350 Sahara dos anos 90: até hoje é uma moto cobiçada pelos "hondeiros"
      Crédito: Divulgação / Honda
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