Aguardada no Brasil durante o segundo semestre, a RAM 1500 ganhou a terceira geração do motor EcoDiesel 3.0 V6. Segundo a Fiat Chrysler Automóveis (FCA), o propulsor fabricado na Itália tem o maior torque da categoria.
O motor conta com tubo e injeção direta de combustível para entregar 264 cv a 3.600 rpm e 66,2 kgf.m de torque a 1.600 rpm. O câmbio é automático de oito marchas. A capacidade de reboque é de 5.697 kg.
Segundo a RAM, além de mais forte, o novo motor é mais econômico que o antecessor. Apesar disso, a marca não divulgou os números de consumo, mas afirma que a 1500 é a mais eficiente do segmento.
As vendas só começarão no segundo semestre, mas o motor estará disponível para todas as versões, inclusive a off-road Rebel. Vale ressaltar que o modelo concorre diretamente com a Chevrolet Silverado 1500, que usa um 3.0 turbodiesel com seis cilindros em linha capaz de entregar 281 cv e 63,5 kgf.m.
Caso realmente seja vendida no Brasil, a RAM 1500 chegaria para competir com a Amarol V6 que tem 225 cv e 56,1 kgf.m de torque. E apesar do tamanho, com 5,81 metros de comprimento, o modelo não exigirá habilitação tipo C, como acontece com a 2500.