A Ford trouxe as primeiras unidades da Ford Maverick ao Brasil. Nome de um clássico - e lindo - modelo esportivo da empresa nos anos 1970, agora o termo servirá a uma picape para disputar mercado com as versões mais caras da Fiat Toro por aqui, abaixo do segmentos das picapes médias, onde a marca norte-americana já tem a Ranger. Nós do WM1 fomos conhecê-la e agora vamos te contar o que achamos sobre a Maverick.
A picape médio-compacta será importada do México em versão única de acabamento, chamada Lauriat FX4, com o mesmo conjunto mecânico do Bronco Sport, o 2.0 turbo de 248 cv e 38 kgf.m de torque acoplado a uma caixa de câmbio automática de oito marchas e a um sistema de tração integral. A chegada do modelo às lojas já foi confirmada pela Ford para o primeiro semestre do ano que vem.
Agora voltando ao tema Maverick, vamos começar falando sobre o desenho da picape, que é estiloso, mais parrudo e "raiz" que o da Toro, que sempre teve um quê mais futurista - desde antes da remodelação que aconteceu esse ano. E esse design, vale dizer, também deve inspirar a nova geração da Ranger, programada para chegar nos próximos anos.
Em termos de tamanho, a Maverick é bem grande, maior que a rival da Fiat em todas as dimensões. Mas ela não é maior que a Ranger. Lateralmente, destacam-se as rodas de 17 polegadas pintadas de preto e o formato retilíneo do desenho, segundo a Ford algo bem quisto durante as clínicas da picape.
Na parte de trás o desenho também é bem sóbrio e dentro do que estamos acostumados a ver em picapes. A Maverick é feita sobre a plataforma C2, a mesma do Bronco - herdada do finado Focus -, e também chega importada do México. Por ora, o motor 2.0 Ecoboost será o único oferecido e, de acordo com a empresa, não há planos de trazer versões menos potentes e equipadas - com o motor 1.5 de três cilindros, por exemplo.
A Maverick Lauriat FX4 virá equipada com sete airbags; controles de estabilidade e tração; ganchos Isofix; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; faróis de LED com acendimento automático; abertura das portas por código numérico; freios a disco nas quatro rodas; detector de colisão frontal contra pedestres e veículos; freio de estacionamento eletrônico e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Por dentro, terá painel de instrumentos com tela digital de 4,2 polegadas; banco do motorista com regulagem elétrica; ar-condicionado digital de duas zonas; chave presencial; partida do motor por botão; central multimídia com tela de 6,5 polegadas com câmera de ré e o sistema Sync, além de piloto automático.
Vale destacar que a configuração Lariat FX4 ainda tem suspensão dianteira reforçada; controle de velocidade em descida; protetores de cárter, motor e caixa de câmbio; ganchos para reboque dianteiros; pneus de uso misto e bancos e volante revestidos de couro - veja o painel da picape na imagem abaixo.
Gostamos bastante do que vimos. Nossa aposta é de que a Ford Maverick poderá criar boas dúvidas para compradores desse tipo de categoria, principalmente nas pessoas que hoje olham para as versões mais caras da Fiat Toro com motor turbodiesel, mas acreditamos que ela não deve superar a rival em número de vendas, pelo menos nessa fase inicial de importação.
O interior, de fato, é grande, espaçoso, versátil e confortável e podemos apostar que guiar a Maverick será igualmente prazerosa como o Bronco Sport - e isso pode ser um diferencial para quem procura esse tipo de carro. Agora é esperar mais um tempo para poder rodar com a nova picape e descobrir também quais serão os preços cobrados pela Ford.