Afinal, do que exatamente estamos falando?
Apenas 500 exemplares do Focus RS Limited Edition estão sendo oferecidos na Austrália – local onde nossos parceiros do Motoring avaliaram o modelo. Portanto, por tamanha exclusividade, já merece ser extremamente especial.
As melhorias mecânicas que vão além do modelo RS padrão incluem um diferencial dianteiro helicoidal Quaife de deslizamento limitado e rodas de liga leve forjada de 19 polegadas calçando pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 235/35R19 super aderentes.
Fazem parte do pacote também o sistema de frenagem autônoma de emergência, bancos esportivos Recaro em formato de concha (competição) revestidos em couro e com detalhes marcantes (bordas) em azul (mesmo tom da carroceria, chamado de ‘Nitrous Blue’), spoiler traseiro e espelhos retrovisores externos com acabamento na cor preta, e teto e vidros escurecidos.
O Focus RS é uma proposta relativamente econômica, rendendo em média 12,3 km/l, oficialmente, e 10,9 km/l durante o teste
Tudo isso é misturado com os componentes básicos do RS: o motor 2.3 de quatro cilindros turbo, a gasolina, com 349 cv de potência máxima e torque 44,9 kgf.m, mas que pode bater por alguns segundos nos 48 kgf.m com a função “overboost”. O sistema de tração é integral Grippy GKN Twinster e a suspensão esportiva extremamente rígida, mas ajustável.
Na Austrália, onde é comercializado, o preço do RS Limeted Edition sereá de US$ 56.990 (aproximadamente R$ 146,5 mil, em conversão direta e sem tributos), valor US$ 6.000 (cerca de R$ 15,5 mil) acima do Ford Focus RS padrão.
Em termos de equipamentos, os dois modelos compartilham faróis bi-xenon HID, abertura das portas sem necessidade de chaves e uma carroceria ‘bombada’ de ótima aparência, com a boca aberta e asa traseira em forma de prancha de surfe. Tudo de melhor para sugar o ar e manter o carro no chão em alta velocidade, como, por exemplo, na sua velocidade máxima de 266 km/h.
Está equipado com câmera de ré, volante de fundo plano com ajuste de altura e profundidade, navegação por satélite, ar condicionado de duas zonas, partida por botão, controlador e limitador de velocidade, e a central muntimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas sensível ao toque e sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O Focus RS é uma proposta relativamente econômica, rendendo em média 12,3 km/l, oficialmente, e 10,9 km/l durante o teste.
Sim, você deve comprá-lo se está buscando esportividade. O RS é divertido e extremamente prazeroso. O diferencial do Limited Edition é astuto e a forte aderência dos pneus permitem que você vá ainda mais rápido e com mais confiança.
Não que a estrada, neste caso, seja realmente o melhor campo de provas para tais testes, especialmente quando o sistema de tração integral já é tão eficiente. Em curvas estreitas e sob forte aceleração, é possível sentir o processo sucessivo de ativação em um prender-girar-prender-girar-prender, garantindo que o RS mergulhe ansiosamente no asfalto.
Motor 2.3 de quatro cilindros turbo, a gasolina, com 349 cv de potência máxima e torque 44,9 kgf.m, mas que pode bater por alguns segundos nos 48 kgf.m com a função <em>overboost</em>
Adicione ao energético motor sem retardo uma trilha sonora turbulenta e rouca, e o resultado será uma combinação esportiva bastante melodiosa.
Se você não gosta de trocar marchas, então procure outra opção porque o Ford Focus RS só vem com câmbio manual de seis velocidades. Mas há vantagens. A troca de marchas e as alterações de aceleração máxima produzem um soluço musculoso vindo do escapamento, a embreagem é suave e inclinada, facilitando a acomodação do pé – ponto positivo também para bom posicionamento dos pedais. E se preferir assento mais baixo, então seria mais um motivo para evitar o RS porque o assento Recaro coloca você no alto do carro.
A estrutura dos assentos em forma de concha proporciona excelente suporte lateral, mas também significa que não há airbag lateral dianteiro, reduzindo, assim, a proteção na ocorrência de impacto nas portas. Esta falta traz perda na classificação cinco estrelas ANCAP (Australasian New Car Assessment Program), porém todo o restante envolvido na qualidade e segurança do Focus é elogiável.
Se isso lhe traz certo desconforto, espere até atingir uma estrada acidentada. O RS é firme mesmo na função mais suave do “Normal mode” e rígido no modo “Sport”. Na pista, é “rock paulera”. Um outro modo que poderíamos ter acionado é o “Drift Mode”, mas na falta de “skidpan” (pistas escorregadias para derrapagens) não foi possível avaliar. A experiência nos diz que é um pouco divertido, mas na verdade não está à deriva como já vivenciamos com carros de tração traseira.
Um passeio tão disciplinado, acompanhado por muito ruído de pneu, reduz a habilidade do carro no dia a dia.
O Focus RS dispõe de um bom porta-malas e ainda pode chegar a quatro vezes mais. Há muito espaço no banco traseiro para dois adultos que, se rebatido, ainda comportará uma mountain bike com a roda dianteira removida.
Dependentes de carros que amam os hot hatches. O mais recente RS está entre os melhores da geração já fabricada. Nós, certamente, o aplaudimos. É um dos nossos carros favoritos.
Entre outros hot hatches comparáveis está o fabuloso Honda Civic Type R de tração dianteira, o Volkswagen Golf R de tração integral e o famoso sedã Subaru WRX STi.
A Edição Limitada do Focus RS não é para todos e não só porque há apenas 500 deles!
Não, ele é muito “hard-core”, muito específico e muito exigente na direção para aqueles, entre nós, que querem uma experiência inofensiva de automobilismo. No entanto, para aqueles que querem viver, respirar, cheirar, triturar uma joia inspiradora ao dirigir, ele é uma ótima escolha.