Confirmada há alguns meses para estrear no mercado brasileiro em 2022, a Ford Maverick já está no país. As primeiras unidades da picape média-compacta desembarcaram no porto de Vitória (ES) para serem utilizadas nas ações de lançamento.
Fabricada em Hermosillo, no México, a Maverick é mais um produto global que a Ford traz ao Brasil para ampliar o seu portfólio atual, formado apenas por modelos importados. A picape competirá no segmento dominado pela Fiat Toro.
De acordo com a Ford, as primeiras unidades da Maverick são da versão Lariat FX4, com “características exclusivas para o mercado brasileiro”. As especificações técnicas, de acordo com a marca, serão divulgadas somente próximo do lançamento.
Na linha atual de produtos da Ford, a novata ficará posicionada abaixo da picape Ranger, que crescerá de tamanho e proporções na nova geração, prevista para ser fabricada na Argentina a partir de 2022.
Construída a partir da plataforma C2 do Ford Bronco Sport, a Maverick é equipada com o mesmo conjunto mecânico do SUV, formado pelo motor EcoBoost 2.0 turbo a gasolina de 253 cv de potência e 38,3 kgf.m de torque, atrelado ao câmbio automático de oito marchas. Na versão XLT, a tração é dianteira, enquanto na Lariat é integral.
Nos Estados Unidos, há também uma variante híbrida, movida por um motor de 2.5 litros a gasolina, combinado a um propulsor elétrico, para gerar até 194 cv de potência. Essa configuração, no entanto, não deverá ser oferecida por aqui.
Segundo a Ford, a Maverick tem capacidade de carga de 680 quilos e pode rebocar até 900 kg, “suficiente para levar um trailer com uma embarcação ou um motorhome para camping de boas dimensões”, informou o fabricante.
A Maverick mede 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 3,07 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Fiat Toro tem, respectivamente, 4,94 m, 1,84 m, 1,73 m e 2,99 m.
Em termos de preços, a Maverick deverá custar acima dos R$ 200 mil, o que será um empecilho na concorrência contra a Toro, que tem produção nacional, motorizações turbodiesel e turboflex e preço inicial bem mais em conta (atualmente custa entre R$ 123.990 e R$ 195.990).