O canal de notícias da Webmotors

Como proteger seu carro das baixas temperaturas

Confira dicas para impedir que bateria, limpadores e óleo sofram com o frio

por Redação WM1

Não é só você que sofre com a onda de frio que atinge boa parte do território brasileiro. Seu carro também pode apresentar problemas que só as baixas temperaturas trazem, como demorar a dar a partida e bateria descarregada. Até a falta de água no limpador pode ser uma questão. Então aqui vão algumas dicas de como evitar essas possíveis dores de cabeça. Confira!

VEJA MAIS

Saiba a hora certa de trocar o pneu do veículo

HORA DE LIGAR

Para os carros que ainda têm o reservatório de partida a frio, o famoso “tanquinho”, este compartimento deve estar sempre cheio. E, de preferência com gasolina aditivada que tem um maior prazo de validade, digamos assim. No tempo frio, essa gasolina é injetada no momento que você vira a chave e facilita o funcionamento do motor. Ainda evita partidas em sequência e, consequentemente, danos a baterias a médio e longo prazo.

BATERIA

Com os termômetros marcando temperaturas mais baixas, a bateria costuma ser um item bastante exigido – principalmente se você esquecer se completar o tanquinho. Caso o veículo demora a “pegar” e o painel de instrumentos fique com as luzes oscilantes, é bom verificar e procurar uma oficina para conferir o estado da bateria.

ÓLEO

Cheque se o nível do óleo no motor está dentro do especificado pelo fabricante. Caso precise completar também opte pela viscosidade descrita pela montadora. Óleos mais grossos podem encontrar dificuldades de circulação em baixas temperaturas, o que pode acarretar problemas.

VIDRO TRASEIRO

Verifique se o sistema de ventilação e o desembaçador traseiro estão funcionando. Caso o para-brisa comece a ficar com aquele aspecto suado, ligue o ar-condicionado em temperatura baixa e selecione o modo que vá para o vidro. Assim você elimina a condensação.

LIMPADOR

Pode ser básico, mas sempre dê uma olhada no nível da água do limpador do para-brisa. Se o automóvel passou a noite na rua, utilize a água do limpador para retirar aquele orvalho do vidro. O reservatório deve ser completado com água e também uma pequena quantidade de detergente neutro. Não deixe de verificar ainda as palhetas. Se estiverem ressecadas, elas farão uma lambança no seu para-brisa, o que vai dificultar a visibilidade.

SE AQUEÇA

Apesar do seu carro merecer atenção, você também merece. Não passe frio na cabine e fique o mais confortável possível para dirigir. A segurança também depende de você. Certifique-se que a água do sistema de arrefecimento do motor está no nível correto e sem vazamentos. Além de responsável por baixar a temperatura do motor, essa água também responde pelo aquecimento do ar do habitáculo.

Comentários

Carregar mais