Picapes mais caras do Brasil em 2023

2023 foi o ano das picapes no Brasil. Por isso, o WM1 levantou os modelos mais caros disponíveis no nosso mercado

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Picapes mais caras do Brasil em 2023
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

No Brasil, 2023 foi o ano das picapes. Desde janeiro, o mercado está extremamente aquecido com a chegada de novas "brutas", além da reestilização e da evolução de outras. E isso só foi possível pelo fato de o consumidor brasileiro ter encontrado nas caminhonetes pequenas, intermediárias, médias ou grandes, muita versatilidade.

As picapes deixaram de ser veículos pensados exclusivamente para o trabalho. Atualmente, os modelos disponíveis também focam no lazer,  e oferecem conforto, comodidade, tecnologia e performance - seja no asfalto ou na terra.

No entanto, com a evolução das picapes em todos esses quesitos, os preços também evoluíram. Por isso, o WM1 levantou as 15 picapes mais caras do Brasil. Mas há um detalhe: como algumas caminhonetes têm o mesmo preço, este ranking é formado por 17 “brutas”.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Ah! E só uma observação importante: caso fique interessado em saber mais informações técnicas dos modelos mencionados, clique no nome da picape para saber os mínimos detalhes em nosso Catálogo 0km. Combinado?

A Ram 1500 Rebel (esquerda) e a Ford F-150 Lariat (direita) estão na lista
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Picapes mais caras do Brasil em 2023

15ª - Ford Ranger Limited – R$ 339.990

E o ranking começa exatamente com um modelo lançado em 2023 no Brasil: a Ford Ranger Limited. Importado da Argentina, o modelo é a nova referência entre as picapes médias.

Além do visual renovado, muito elogiado, a nova Ranger ganhou tecnologias – destaque, por exemplo, para a central multimídia com tela sensível ao toque de 12 polegadas posicionada na vertical – e chegou equipada, nesta versão, com um motor 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv de potência e 61,2 kgf.m de torque. A transmissão é automática de 10 marchas.

A Ford Ranger é considerada a nova referência entre as picapes médias no Brasil
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
toggle button

Veja também

14ª - Ram Classic Laramie – R$ 365.150

A Ram invadiu o mercado brasileiro com suas picapes. E gostou tanto que até desenvolveu uma caminhonete média com foco local, a Rampage – um dos lançamentos mais importantes do ano, diga-se de passagem.

No ano passado, no entanto, ela já vinha inundando o país com suas “brutas”. Uma delas foi a Classic, que chegou seduzindo com seu visual retrô, que fez muito sucesso – e continua fazendo, especialmente entre os “picapeiros” raiz.

Nessa versão topo de linha Laramie, a Ram Classic traz sob o capô um belíssimo motor 5.7 V8 Hemi a gasolina de 400 cv de potência e torque de 56,7 kgf.m. O câmbio é automático de oito velocidades.

A Ram Classic Laramie seduz com visual retrô e motorzão V8. Quem pode resistir?
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Veja também

13ª - Toyota Hilux GR-Sport – R$ 372.890

A única picape dessa lista sem origem norte-americana é a Toyota Hilux GR-Sport. O modelo feito na Argentina é a proposta mais ousada da líder de vendas no Brasil entre as caminhonetes médias.

Com preparação da Gazoo Racing, a divisão de alta performance da marca japonesa, a Hilux GR-Sport tem visual mais arrojado e invocado, e equipamentos voltados para alta performance, como suspensão preparada para encarar um off-road mais extremo, bitolas mais largas e freios redimensionados.

Na mecânica, o destaque, claro, vai para o belíssimo motor 2.8 de quatro cilindros turbodiesel, que desenvolve interessantes 224 cv de potência e o bom torque de 55 kgf.m. A transmissão é automática de seis marchas.

A Toyota Hilux GR-Sport é a única representante japonesa no ranking das picapes mais caras do Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Veja também

12ª - Ram Classic Laramie Night Edition – R$ 375.150

Mecanicamente é exatamente igual à versão Laramie “pura”, nossa 14ª colocada no ranking das picapes mais caras do Brasil. No entanto, a Night Edition se diferencia em questões de design. Basicamente, o que é cromado na Laramie é escurecido na Night Edition.

E é exatamente por este apelo mais "dark" que existe uma diferença de exatos R$ 10 mil entre as configurações.

A Ram Classic Night Edition tem acabamentos escurecidos e visual mais arrojado que o da Laramie "pura"
Crédito: Divulgação
toggle button

11ª - Ford Ranger Raprtor – R$ 448.600

A mais insana das picapes hoje vendidas no Brasil é a 11ª mais cara do país. A Ranger Raptor foi apresentada oficialmente na semana passada e chega para ser uma “bruta” completamente diferente das demais. Tanto que não tem uma concorrente direta, mas uma Ram 1500 Rebel que pinta com uma proposta mais próxima à da grandalhona da Ford.

Com uma capacidade off-road nunca antes vista no Brasil, muita tecnologia, conforto e visual que, sim, chama a atenção em qualquer lugar, a Raptor é a picape mais rápida do país no momento, completando o zero  a 100 km/h em exatos 5,8 segundos.

E isso se deve ao motor 3.0 V6 biturbo, que bebe apenas gasolina e que entrega 397 cv de potência com torque de 59,4 kgf.m. O câmbio é automático de 10 marchas – o mesmo da Ranger Limited –, mas com relações próprias.

Ficar aqui falando da Raptor levaria algum tempo. E como não é esse o objetivo dessa matéria, convido você a ler a apresentação dela clicando aqui.

A Ford Ranger Raptor 2024 é a picape mais rápida do Brasil: zero a 100 km/h em apenas 5,8 segundos
Crédito: Divulgação
toggle button

Veja também

10ª - Ram 2500 Laramie – R$ 469.990

Entramos no top 10 das picapes mais caras do Brasil com uma que nem todos podem dirigir, pois é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria C, e não B como a maioria dos motoristas brasileiros. Estamos falando da Ram 2500 Laramie.

A gigante – e bota gigante nisso, pois a picape importada dos Estados Unidos tem nada mais que 6,06 m de comprimento, 2,03 m de altura, 2,21 m de largura (e pesa 3.448 quilos) – bem que poderia ser chamada caminhãozinho...

O motor, por exemplo, é um 6.7 de seis cilindros em linha (diesel), que desenvolve 377 cv de potência e um torque descomunal de 117,3 kgf.m. A transmissão é automática de seis marchas.

A Ram 2500 Laramie tem motor com mais de 117 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
toggle button

9ª – Ram 1500 Rebel – R$ 469.990

A 9ª picape mais cara do Brasil é a Ram 1500 Rebel. A picape grande tem proposta de entregar um pouco mais esportividade – e consegue, graças a um design realmente mais abusado que os das outras versões do modelo. É a que chega mais perto da Ford Ranger Raptor em proposta, apesar de ser mais cara, maior e mais potente.

A 1500 Rebel é equipada com motor Hemi 5.7 V8 aspirado, que bebe apenas gasolina e que desenvolve exatos 400 cv de potência máxima e um torque de 56,7 kgf.m. Sua transmissão automática é de oito marchas, e uma das responsáveis por levar a “bruta” de 5,92 m de comprimento e 2.610 kg de zero a 100 km/h em apenas 6,4 segundos – mais lenta que a Raptor, é verdade, mas ainda assim um excelente número!

8ª – Ram 2500 Laramie Night Edition – R$ 479.190

A Ram 2500 volta ao nosso ranking agora na 8ª colocação com a versão Laramie Night Edition. E se você pensou que ela é mais cara que a Laramie “pura” por questões de design, devemos informar que você...acertou!

Assim como acontece com as Ram Classic Laramie e Laramie Night Edition, as Ram 2500 Laramie e Laramie Night Edition se diferenciam basicamente por estética e acabamento. Os cromados tão apreciados pelos “picapeiros” – e que realmente dão uma pegada premium para qualquer caminhonete – são substituídos por elementos na cor preta.

A Ram 2500 Laramie Night Edition troca os cromados pelos apliques em preto
Crédito: Divulgação
toggle button

7ª – Ford F-150 Lariat – R$ 479.990

Um dos maiores ícones no mundo das picapes aparece pela primeira vez em nosso ranking na 7ª posição. A F-150 Lariat, versão de entrada da picape líder de vendas nos Estados Unidos, chegou como cartada de peso da Ford para iniciar uma briga com outras duas referências do segmento: Ram 1500 e Chevrolet Silverado.

Além de espaçosa, tecnológica e multifacetada – um pouco estabanada para rodar em cidades como São Paulo, é verdade (são 5,88 m de comprimento de pura falta de desenvoltura na Avenida Paulista...rs) –, a F-150 é equipada com um moderno motor 5.0 V8 aspirado a gasolina (escola norte-americana de fazer “trucks”), que gera 405 cv de potência e 56,7 kgf.m de torque. A transmissão é a mesma da Ranger, ou seja, automática de 10 marchas.

A Ford F 150 Lariat é a versão de entrada da picape mais vendida no mundo em todos os tempos
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

6ª – Ram 3500 Laramie – R$ 489.990

A 6ª posição é da Ram 3500 Laramie. A picape, que assim como a 2500 só pode ser conduzida por motoristas habilitados com CNH categoria C, impressiona pelo porte, que é exatamente o mesmo da 2500.

Outra coisa que as duas têm em comum é o conjunto mecânico: motor 6.7 de seis cilindros em linha, diesel, que oferece 377 cv de potência e um torque de 117,3 kgf.m (um absurdo, vamos combinar...). A transmissão também é automática de seis marchas.

Então o que diferencia a Ram 3500 da Ram 2500? Simples: equipamentos de tecnologia voltados para segurança e comodidade, que estão mais presentes na 3500.

Veja também

Estamos exatamente há R$ 10 da casa do meio milhão e, na 5ª colocação desse nosso ranking das picapes mais caras do Brasil, temos um empate entre a Jeep Gladiator Rubicon e a Ram 3500 Laramie Night Edition. E as duas têm uma coisa em comum: são do Grupo Stellantis!

A Ram 3500 Laramie Night Edition tem a mesma mecânica da Ram 2500
Crédito: Divulgação
toggle button

Vamos começar abordando a Ram 3500 Laramie Night Edition, pois é exatamente a mesma picape que a Laramie “pura”, mas com acabamentos diferenciados. E assim como acontece com as Ram 2500 e Classic, a opção Laramie perde os cromados e ganha apliques e acabamentos pretos na opção Night Edition – e a diferença de preço está totalmente neste ponto, ok? O conjunto mecânico é absolutamente o mesmo.

Já a Gladiator é a novidade, pois é a representante da Jeep nesse ranking. Com um visual retrô que conquista os mais aventureiros e uma capacidade off-road de tirar o chapéu em trilhas realmente desafiadoras, a “bruta” é equipada com motor 3.6 V6 aspirado, que consome gasolina, e entrega 284 cv de potência e 35,4 kgf.m de torque. O câmbio é automático de oito velocidades.

A Jeep Gladiator tem um visual retrô, motor V6 a gasolina e muita capacidade off-road
Crédito: Divulgação
toggle button

Ultrapassamos a barreira dos R$ 500 mil – o popular meio milhão – com um clássico que promete esquentar o "mundo agro" nos próximos meses: Chevrolet Silverado High Country e Ford F-150 Platinum, ambas partindo de R$ 519.990.

No caso da Ford, a Platinum é a versão topo de linha da F-150. Essa versão tem o mesmo conjunto mecânico da Lariat (que falamos anteriormente neste ranking), mas se diferencia pelos acabamentos e, claro, pela lista de equipamentos de série.

A F 150 Platinum é equipada com motor V8 de 405 cv de potência máxima
Crédito: Divulgação
toggle button

Já a Silverado chega em versão única High Country, e recentemente tivemos a oportunidade de testá-la no Pantanal. Mais do que o prêmio principal do BBB23, a grandalhona da Chevrolet, importada dos Estados Unidos, é uma picape que impressiona em tecnologia, capacidades e, claro, conforto.

Seu motor é, assim como o da arquirrival, um V8 aspirado a gasolina, mas de 5.3 litros, que gera 360 cv de potência e 52,9 kgf.m de torque. A transmissão é automática de 10 marchas, igual à da F-150.

A Chevrolet Silverado foi a última do "trio de ferro" a chegar no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

3ª – Ram 1500 Limited – R$ 529.990

A medalha de bronze no ranking das picapes mais caras do Brasil vai para a Ram 1500, adversária de Chevrolet Silverado High Country e Ford F-150 Platinum.

Apesar de ter o mesmo conjunto mecânico da 1500 Rebel (9ª colocada), com motor Hemi 5.7 V8 de 400 cv de potência e 56,7 kgf.m de torque, e câmbio automático de oito marchas, a Limited tem visual diferente, com uma dianteira mais clássica e muitos acabamentos em cromado, algo que os aficionados por caminhonetes grandes valorizam demais.

Em medidas, a Limited é um pouco menor que a Rebel (5,92 m de comprimento contra 5,93 m) e mais baixa (1,97 m contra 2,01 m), mas tem a mesma largura (2,08 m) e a mesma distância entre os eixos (3,67 metros).

A Ram 1500 Limited tem apliques cromados, atendendo a um pedido dos aficionados por picapes
Crédito: Divulgação
toggle button

2ª – Ram 1500 Limited Night Edition – R$ 529.990

A Segunda picape mais cara do Brasil em 2023 é a Ram 1500 Limited Night Edition. Encurtando a conversa, essa configuração é R$ 10 mil mais cara que a Limited “simples” devido aos acabamentos pretos no lugar dos cromados. O resto – performance, dimensões e equipamentos – é absolutamente igual.

A Ram 1500 Limited Night Edition é igual à Limited, mas com acabamentos diferentes
Crédito: Divulgação
toggle button

1ª – Ram 3500 Limited Longhorn – R$ 545.690

A picape mais cara do Brasil é a Ram 3500 Limited Longhorn. A grandalhona tem o mesmo conjunto mecânico das demais 3500, e até mesmo da Ram 2500, mas o preço se diferencia especialmente pelos acabamentos ainda mais premium, oferecendo ainda mais exclusividade que as demais versões.

E só para não ter que voltar algumas colocações, a Ram 3500 Longhorn é equipada com motor 6.7 de seis cilindros em linha, aspirado, diesel, que entrega 377 cv de potência e 117,3 kgf.m de torque. A transmissão é automática de oito marchas.

Confira o ranking completo

1ª - Ram 3500 Limited Longhorn - R$ 545.690

2ª - Ram 1500 Limited Night Edition - R$ 539.990

3ª - Ram 1500 Limited - R$ 529.990

4ª - Chevrolet Silverado High Country - R$ 519.990

4ª - Ford F-150 Limited Platinum - R$ 519.990

5ª - Ram 3500 Laramie Night Edition - R$ 499.990

5ª - Jeep Gladiator - R$ 499.990

6ª - Ram 3500 Laramie - R$ 489.990

7ª - Ford F-150 Lariat - R$ 479.990

8ª - Ram 2500 Laramie Night Edition - R$ 479.190

9ª - Ram 1500 Rebel - R$ 469.990

10ª - Ram 2500 Laramie - R$ 469.190

11ª - Ford Ranger Raptor - R$ 448.600

12ª - Ram Classic Laramie Night Edition - R$ 375.150

13ª - Toyota Hilux GR-Sport - R$ 372.890

14ª - Ram Classic Laramie - R$ 365.150

15ª - Ford Ranger Limited - R$ 339.990

Comentários