Os temporais de verão continuam a provocar transtornos e acidentes nas grandes cidades. E também diversos motoristas que tentam atravessar a enchente e que costumam ficar no meio do alagamento. Mas tem carros que podem se safar melhor nessas condições.
No mundo perfeito, o ideal é não encarar o trecho alagado e deixar o veículo no lugar mais alto possível e aguardar. Mas, se for inevitável, há carros que podem encarar melhor tais situações: os SUVs, principalmente pela altura em relação ao solo, que costuma ser maior que a de sedã, hatches e monovolumes.
Com base nessas características, WM1 mostra quais os melhores SUVs para enfrentar enchentes. Mesmo assim, antes de entrar no alagamento com o utlitário, é preciso observar se algum veículo de porte parecido está com água acima da roda - se estiver, nem tente atravessar a parte inundada.
A versão a diesel e mais cara do jipinho tem bons requisitos para encarar trechos com água. Isso porque, além da tração 4x4 e do valente motor 2.0 turbo de 190 cv, tem um dos melhores vãos livres do solo do segmento de compactos: 21,2 cm.
Ele parece frágil e bonitinho, mas vale lembrar que o Captur usa a base do Duster - ao contrário do modelo europeu. Só que o mais importante é que tem vão livre do chão até pouco maior que o do irmão, com 21, 2 cm.
O grandão Duster passará por uma profunda remodelação em março, mas manterá a robustez como marca registrada. O modelo atual tem 21 cm de vão livre do solo e as dimensões generosas: 4,32 m de comprimento, 2,93 m de largura, 1,68 m de altura e 2,67 de entre-eixos.
Muitos o consideram um Fit bombado - e não há nenhum exagero nisso. Só que, mesmo assim, o WR-V tem altura relativa ao solo maior que a do HR-V. São 20,7 cm, contra 19 cm do irmão mais caro e espaçoso.
O pioneiro entre os SUVs compactos genuinamente urbanos até pode se sair bem com (pouca) água. Apesar das dimensões mais tímidas, o Ford EcoSport tem vão livre de 20 centímetros - melhor que o de muito utilitário (até maior) por aí.