O Caoa Chery Tiggo 7 é uma realidade – e um pesadelo para os rivais. O SUV médio se consolidou em 2024 como principal modelo da marca, e um dos mais disputados do Brasil, obtendo números de vendas realmente expressivos.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2024 o modelo acumula 20.618 unidades emplacadas, assegurando a terceira colocação na categoria dos SUVs médios. O líder é o Jeep Compass, com 35.320 utilitários esportivos vendidos, pouco à frente do Toyota Corolla Cross, segundo colocado, com 35.213.
Mas vale destacar que nos dois últimos meses o modelo fabricado em Anápolis (GO) apresentou um desempenho surpreendente, brigando muito perto com Compass e Corolla Cross. Em setembro, o Toyota emplacou 4.205 veículos, o Jeep 3.801 e o Caoa Chery, 3.683.
Mas essa performance do Tiggo 7 tem uma única responsável: a versão de entrada Sport! De acordo com informações obtidas junto a pessoas próximas à marca, quase 95% das vendas do Tiggo 7 são da configuração Sport, restando Cerca de 5% para as outras duas configurações: Pro Max Drive e Pro Hybrid Max Drive.
E essa procura se deve muito a alguns fatores: preço extremamente competitivo, custo-benefício elevado com agradável nível de equipamentos de série, bom espaço interno e performance em linha com seus principais concorrentes 100% a combustão.
O Tiggo 7 Sport custa R$ 144.990. O modelo que chegou em fevereiro pelo preço de R$ 134.990, no começo de setembro sofreu um primeiro reajuste de R$ 5 mil, elevando o valor para R$ 139.990, e agora em outubro um novo aumento de R$ 5 mil foi aplicado, atingindo o patamar de R$ 144.990.
O Tiggo 7 Sport tem uma fila de espera de aproximadamente 90 dias. Após seu lançamento, e um sucesso estrondoso, o tempo para colocar o SUV da Caoa Chery na garagem chegou a impressionantes 150 dias.
Com relação ao conjunto mecânico, o Tiggo 7 Sport é equipado com motor 1.5 turbo, flex, de quatro cilindros (injeção multiponto), que desenvolve 150 cv de potência máxima e 21,4 kgf.m de torque. O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável) que simula nove marchas, e há dois modos de condução: Sport e ECO.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO, os números de consumo do SUV da Caoa Chery estão alinhados com os demais SUVs médios 100% a combustão. Na cidade, o Tiggo 7 Sport crava 8,1 km/l (etanol)/11,1 km/l (g). Já na estrada os números sobem para 8 km/l (e)/ 11,2 km/h (g)
Apesar de o preço ser de SUV compacto, as medidas do Tiggo 7 Sport são de SUV médio: 4,50 metros de comprimento, 2,67 m de distância entre os eixos, 1,84 m de largura e 1,70 m de altura. O porta-malas leva até 525 litros. O peso é de 1.466 kg.