Primeiras Impressões: nova Ram 1500

Aceleramos nos EUA a nova Ram 1500, que está confirmada para o Brasil. Perdeu dois cilindros, mas ficou ainda melhor

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Primeiras Impressões: nova Ram 1500
Rodrigo Mora
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Para a maioria das marcas, o downsizing de motores se resume ao que é: a troca de um motor maior por um menor, turbo, mais potente e econômico. Para outras, como a Ram, há uma carga emocional extra.

Isso porque o HEMI V8 não é apenas um propulsor, mas também um ícone. O que o Hurricane ainda não é, mesmo garantindo mais agilidade à renovada 1500, próximo lançamento da marca norte-americana por aqui.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No papel, são 400 cv e 56,7 kgfm de torque extraídos de um 5.7 de oito cilindros em V, ante 426 cv e 64,8 kgfm de um 3.0 biturbo de seis cilindros em linha. Na prática, uma picape mais excitante nas arrancadas e ultrapassagens – que perde apenas o característico ronco borbulhante do V8, o que para alguns clientes pode ser inegociável.

Ram 1500 Laramie (2)
Ram 1500 abandonou o motor V6 e adotou um seis cilindros em linha biturbo...e ficou melhor!
Crédito: Divulgação
toggle button

Dados da marca apontam para 5,3 segundos de 0 a 100 km/h, ante 6,4 segundos da 1500 Rebel, protagonista do sucesso da Ram desde 2020. Por falar em Rebel, por ora está no banco de reservas. Nesta atualização de meio de ciclo, a 1500 será oferecida em apenas duas versões: Laramie, de R$ 540.990, e Laramie Night Edition, de R$ 555.990.

Em breve experimentação em Dallas, capital do Texas, o maior mercado de picapes do mundo, foi possível andar até em versões mais simples, com roda de ferro até, o que revelou a essência da Ram 1500: muito conforto no rodar, dinâmica equilibrada, e espaço interno exagerado.

Na cabine - completamente forrada em couro e materiais de qualidade e bom gosto, como o aço escovado das maçanetas -, a Rebel mostra o que é, de fato, um carro familiar. Há portas-copos e porta-objetos por todos os cantos. Entre motorista e passageiro, o maior deles é tão grande que se afunda o antebraço nele para procurar algum treco ali perdido.

Preços da Ram 1500: Laramie, de R$ 540.990, e Laramie Night Edition, de R$ 555.990
Crédito: Divulgação
toggle button

Principais mudanças ali são a nova central multimídia Uconnect 5 de 14,5 polegadas, a maior central multimídia entre as picapes do país, e no painel digital configurável de 12,3 polegadas, que não tem o mesmo charme do anterior, analógico. Mas manteve-se recheado de informações.

Esteticamente, faróis, grade, lanternas e para-choque foram sutilmente remodelados. Somente alinhado sucessora e sucedida para notar mais detalhadamente as diferenças.

A renovação da linha 1500 ocorre no exato momento em que a Ram completa 15 anos como marca independente. Pode-se discutir se a separação fez bem à Dodge, que vai aos poucos perdendo seus principais modelos à medida que a eletrificação e o downsizing vão tomando conta de uma marca intrinsecamente ligada ao V8.

Para a Ram certamente fez.

Interior do Ram 1500 traz novos elementos, mas ainda se destaca pela tecnologia, espaço e acabamento
Crédito: Divulgação
toggle button

Anuncie seu carro na Webmotors

Faça o anúncio do seu carro na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.

Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo. Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite e faça o seu anúncio. CLIQUE AQUI e crie seu anúncio com desconto!

Jornalista viajou aos EUA a convite da Stellantis

Tags:RAM
Comentários