RAM Classic chega para brigar com picapes médias

São duas opções de acabamento: Laramie, mais clássica, e Night Edition, escurecida e jovem. Preços não foram revelados

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Roberto Dutra
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A RAM ataca novamente no mercado brasileiro. Agora, a marca lança a versão Classic da sua picape média, também conhecida como RAM 1.500. Serão duas opções de acabamento, Laramie e Night Edition. As diferenças entre as duas estão, basicamente, em pinturas e acabamentos.

Ram Classic Laramie 011
A Classic Laramie aposta no visual mais classudo, com muiutos cromados espalhados pela picape
Crédito: Divulgação
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Ambas, porém, têm o mesmo icônico motorzão Hemi com oito cilindros em V e 5.7 litros, que rende absurdos 400 cv de potência a 5.600 rpm e e 56,7 kgf.m de torque a 3.950 rpm. A RAM acredita que essa usina de força continuará sendo o principal atrativo da picape na tentativa de roubar compradores no segmento das médias, atualmente mais afeitos aos propulsores turbodiesel (aqui falamos de Chervoler S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Nissan Frontier, entre outras).

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A caçamba leva 1.424 litros, mas a capacidade de carga é pequena: apenas 531 quilos. Coisa de picape americana...
Crédito: Divulgação
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Mas o motor já é nosso conhecido, pois é o mesmo da versão RAM 1.500 Rebel, até agora a única vendida por aqui. Embora seja grandão e inescapavelmente beberrão, tem sistema de desativação de quatro dos oito cilindros, que entra em ação nas acelerações leves, velocidades constantes na cidade ou na estrada e quando a potência total não é necessária. Dessa forma, a RAM diz que o consumo pode ser reduzido em até 20%.

O motorzão V8 de 5.7 litros rende absurdos 400 cv de potência a 5.600 rpm e  torque de 56,7 kgf.m a 3.950 rpm
Crédito: Divulgação
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A marca ainda destaca um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 Watts, que adapta o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento. Segundo a fabricante, a eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas parasitas e ainda diminui ruídos.

Três opções de tração - até reduzida!

Já o câmbio é automático de oito marchas, com seletor rotativo no console central. O sistema é "inteligente" - por exemplo, ao se desligar o motor com o câmbio em D (drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (park). Com caixa de transferência BorgWarner do tipo part-time, a picape tem opções de tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida.

Tudo fácil, pra não fazer força: seletor rotativo de marchas em cima e botões para escolher a tração embaixo
Crédito: Divulgação
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Tudo é controlado eletronicamente, por botões abaixo do seletor do câmbio. A Ram Classic ainda tem diferencial traseiro antideslizante e modo tow/haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.

Nova geração, mas só nos Estados Unidos

Vale lembrar que essa RAM 1.500 à venda no Brasil não é exatamente nova. Em 2019, a marca lançou lá nos Estados Unidos a quinta geração da picape - e a anterior, a quarta, continuou à venda: é justamente esse modelo que temos aqui. Tanto que o design da picape não é exatamente muita moderno, embora ainda seja atraente - é algo clássico, no estilo "muscle truck" que atrai uma legião de apaixonados pelo "american way of pick-ups".

Mais sinistra e jovem, a versão de acabamento Night Edition tem tons escurecidos e nada de cromados
Crédito: Divulgação
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Aliás, o visual da picape RAM Classic é uma "homenagem" à segunda geração das picapes RAM, lançadas nos Estados Unidos em 1993. Apelidado de "big rig" em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas, fez sucesso na época e impulsionou as vendas da marca a níveis inéditos até então. Aquela geração da então Dodge Ram 1.500 chegou a conquistar o prêmio "Truck of the Year" da Motor Trend em 1994.

Os faróis são halógenos, mas as luzes de rodagem diurna, os piscas e as lanternas já são com LEDs
Crédito: Divulgação
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Além do motor e do visual imponente, as RAM 1.500 também impressionam pelo tamanho. Com 5,81 m de comprimento, a 1.500 é menor que suas irmãs vendidas na terra do Tio Sam (as RAM 2.500 e 3.500), mas é maior que as picapes médias brasileiras. Por exemplo, tem 45 cm a mais que uma Chevrolet S10.

Outras medidas da RAM 1.500 são o entre-eixos de 3,57 m, a largura de 2,01 m de largura e a altura de 1,97 m de altura. Ou seja, são picapes que não cabem em qualquer garagem. A caçamba leva 1.424 litros, mas a capacidade de carga é de picape compacta: apenas 531 quilos. É que nos Estados Unidos isso é menos importantes do que a capacidade de reboque - e nisso as RAM dão banho, podendo rebocar 3.354 quilos.

O interior exibe acabamento caprichado e muito espaço. Note o enorme console entre os bancos
Crédito: Divulgação
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No interior da configuração única cabine dupla, há muito espaço e alguns baratos, como o banco traseiro rebatível que vira um porta-malas plano. O recheio da Classic inclui ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, e bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e ajustes elétricos em 10 posições e duas memórias para o motorista (que guarda também as posições dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio),

Quer mais? A picape também tem bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial com partida remota, painel de instrumentos com tela de TFT de 7 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com nove alto-falantes, subwoofer de 10 polegadas e 506 Watts de potência, tomada de 110 Volts no painel e volante de couro com aquecimento.

Com 20 polegadas e cinco pontas, as rodas são iguais nas duas opções de acabamento. Só muda é a pintura, prata ou preta
Crédito: Divulgação
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Em relação à segurança, estão a bordo seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração, estabilidade e de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com ABS e sistema que "aproxima" as pastilhas em caso de chuva e controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne. Os faróis são halógenos, mas há luzes de rodagem diurnas com LEDs e os piscas e as lanternas também são com LEDs.

Vendas da RAM Classic começam em setembro

Os preços da RAM Classic não foram revelados, mas podemos esperar valores competitivos: é que a picape vem importada do México - é feita na fábrica de Saltillo - e, por isso, não paga imposto de importação. As vendas começam no próximo dia 15 de setembro nas 58 concessionárias da marca Ram. A primeira versão a chegar às lojas será a Laramie e, na sequência, a Night Edition. Para seduzir os clientes, a Mopar montou plano de manutenção com as três primeiras revisões gratuitas.

A RAM Classic Laramie será vendida nas cores Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico - a versão tem acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados. Já a Night Edition tem essas mesmas partes pintadas de preto, e os para-choques na cor da carroceria. Será oferecida nas cores Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal.

Pra tirar aquela onda com a turma: nas laterais, aparece a identificação do icônico motor Hemi de 5.7 litros
Crédito: Divulgação
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Nas duas as rodas de alumínio têm aros de 20 polegadas e desenho de cinco raios. Na Laramie, são prateadas, combinando com todos os cromados, e na Night Edition são na cor preta. Os revestimentos internos nas duas versões são sempre na cor preta combinada com couro de costuras brancas. Também há apliques prateados, dourados e imitando madeira.

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