A Stellantis revelou os preços da Ram Classic, modelo que chega para ser o mais acessível da marca de picapes no mercado brasileiro. A versão Laramie parte de R$ 349.990, enquanto a Laramie Night Edition sai por R$ 359.990.
Independentemente da versão, a promessa da Ram com a Classic é conquistar os clientes pelo custo-benefício, já que o modelo oferece porte de picape grande na mesma faixa de preços dos modelos médios de topo.
Além da aposta no tamanho, a Classic oferece sob o capo um V8 a gasolina. Mas afinal, qual é o segredo da Stellantis para este posicionamento curioso do modelo no mercado brasileiro? A explicação está no próprio nome do modelo.
A Classic foi lançada no exterior em 2008 e está uma geração atrás da 1500 mais atual, que por aqui conhecemos apenas na versão Rebel (R$ 456.990). Outro detalhe é que a Classic chega ao Brasil importada do México. Por isso, não paga imposto de importação como a Rebel, que é fabricada nos Estados Unidos e importada de lá.
Vamos às medidas da Ram Classic. Com 5,82 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,97 m de altura e 3,57 m de entre-eixos, a picape é consideravelmente maior do que as médias tradicionais.
Mas, assim como as concorrentes - e a irmã maior 1500 Rebel -, pode ser guiada por motoristas com a CNH de categoria B. Apesar do seu porte, não ultrapassa o limite de 3.500 quilos de Peso Bruto Total (PBT), composto pelo peso do veículo e a sua carga máxima.
Isso acontece porque a caçamba da picape leva no máximo 531 quilos. É uma capacidade menor que as dos modelos compactos comercializados no país - e algo comum nos modelos vendidos nos EUA, já que o que importa por lá é a capacidade de reboque. E é aqui que a Classic não faz feio: pode puxar um reboque de até 3.534 quilos!
A Ram Classic traz sob o capô o motor 5.7 V8 a gasolina de 400 cv e 56,7 kgf.m de torque a 3.950 rpm. O propulsor - também usado na Rebel - é combinado com um câmbio automático de oito marchas e tração 4x4.
Em desempenho, a picape acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos e alcança a velocidade máxima de 174 km/h. Mas cobra caro pelo ronco e desempenho dos oito cilindros: a média de consumo urbano é de 5,2 km/l, enquanto o rodoviário é de 6,4 km/l.
É aqui que a Ram Classic mostra mais os sinais da idade, com elementos como os comandos no volante e do sistema de ar-condicionado vistos em outros modelos da Stellantis lançados na década passada.
Por outro lado, além do espaço de sobra para passageiros, o modelo exibe uma vasta lista de itens de conforto, que começa por itens mais banais (pelo menos nessa faixa de preços) como o ar-condicionado automático de duas zonas e o sistema multimídia 8,4 polegadas.
Mas a lista não para por aí. A picape também tem bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória, aquecimento e ventilação, bancos traseiros aquecidos, sistema de som premium Alpine com nove alto-falantes e um subwoofer, volante de couro com aquecimento e pedais com regulagem de distância.
O pacote de segurança tem seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e controle de reboque. Por outro lado, fica devendo os assistentes eletrônicos de direção vistos na versões topo de linha de várias picapes médias, como o controle de cruzeiro adaptativo e a frenagem autônoma.
Na mira da Ram Classic na sua faixa de preços estão modelos como a Toyota Hilux GR-S (R$ 354.790) e a Volkswagen Amarok V6 Extreme (R$ 335.500).
Para adicionar mais um fator de convencimento nessa receita, a Ram vai vender a Classic com as três primeiras revisões gratuitas e a possibilidade de compra antecipada da quarta até a sexta revisão.
Além disso, o modelo terá uma linha de 20 acessórios, que inclui alargador de para-lama off-road, degrau de caçamba, capota marítima e lança de engate, entre outros. Em breve a lista vai crescer com itens como estribos automáticos e capota elétrica.