Planos foram feitos para serem descumpridos. Que o diga a RAM, que anunciou nesta quarta-feira (18/12) uma nova mudança no cronograma de lançamento da caminhonete elétrica 1500 REV.
Apresentada junto com a geração mais recente da 1500, em novembro de 2023, a REV deveria ter chegado ao mercado no fim deste ano.
Mas, ao longo de 2024, o cronograma foi adiado duas vezes: primeiro para 2025 e, agora, para 2026. A justificativa? A queda no interesse do público americano por picapes elétricas.
Para não decepcionar os (poucos?) fãs de picapes eletrificadas, a RAM manteve para o início de 2025 o lançamento da "elétrica" 1500 Ramcharger. Pelo cronograma original, quem chegaria primeiro seria a REV.
Mas, espera aí! É isso mesmo? A marca de caminhonetes de Stellantis vai trocar seis por meia dúzia? Não! Apesar de ser movida por dois motores elétricos de 663 cv de potência, essa 1500 Ramcharger é alimentada com suco de dinossauro.
É que a picape tem um motor 3.6 V6 a gasolina, que funciona apenas como gerador de eletricidade para carregar a bateria de 92 kWh.
O resultado é uma autonomia de mais de 1.100 quilômetros com um tanque e a capacidade da Ramcharger de operar como geradora de eletricidade para equipamentos elétricos e até para manter uma casa iluminada.
Ou seja: embora a Ramcharger seja eletrificada como a REV, tem potencial maior para agradar ao conservador público das picapes. Ou não?