O Motoring, nosso parceiro na Austrália, recebeu fotos de uma Ranger sendo testada com motor V8, o que mostra que a Ford está estudando a adoção de um motor mais potente em sua linha de utilitários e picapes. Por dividir sua plataforma com a próxima geração da Volkswagen Amarok, se esse propulsor for aprovado, poderemos ter as duas picapes com oito cilindros.
Ainda não é possível afirmar que a montadora utilizará motores maiores, uma vez que as restrições de emissões estão cada vez mais severas. A filial australiana da Ford não quis comentar sobre a unidade em teste, mas já se sabe que essa unidade será a responsável pela próxima geração da picape americana e pelo SUV Ford Everest. Design e engenharia serão desenvolvidos no país dos cangurus e a plataforma vai influenciar a criação da nova Amarok. Será que a Volkswagen pode se beneficiar desses testes e criar uma versão esportiva da Amarok também?
Aqui no Brasil a Ranger oferece três opções de motor: 2.5 flex Duratec (173 cv), 2.2 diesel Duratorq (160 cv ) e 3.2 diesel Duratorq (200 cv). Esse motor V8 a gasolina pode ser utilizado na nova Ranger Raptor, que ainda não foi confirmada pela matriz americana.
Ou seja, essa unidade flagrada na Austrália (onde se dirige com o volante do lado direito e a Ranger com o motor V8 tem volante do lado esquerdo) poderia ser uma mula para o mercado norte-americano. Ela tem painel, jogo de pneus e rodas e detalhes da atual Ranger Raptor.
É intrigante ver uma picape média sendo testada com motor tão potente, mas em um país onde a F-150 Raptor é considerada um herói, podemos esperar de tudo. A Amarok V6 já é vendida no mercado brasileiro, será que podemos esperar uma Ranger V8? Veremos.