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Ranger supera Amarok nos testes do Latin NCAP

Picape média da Ford entrou para o restrito grupo de modelos com nota máxima nos crash tests. Já a rival da VW...

por Evandro Enoshita

O ano de 2024 pode estar acabando. Mas o Latin NCAP divulgou os resultados de mais uma rodada de crash tests com automóveis vendidos na América Latina. E, desta vez, a Ford Ranger faturou a nota máxima de cinco estrelas nos testes de segurança, enquanto a Volkswagen Amarok, concorrente direta, levou pontuação mediana de três estrelas.
Equipada com airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista em todas as versões, a Ford Ranger registrou pontuação de 93,11% na proteção do ocupante adulto, 89,8% para o ocupante infantil, 74,77% para o pedestre e 92,01 % no pacote tecnológico de segurança.
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No "porrox" frontal e lateral, a proteção de cabeça, tórax e pernas foi considerada "boa" ou "adequada", que são os dois níveis mais altos no teste. Já a proteção para o pescoço contra chicotada cervical foi considerada "marginal", nível logo abaixo de "adequado".
O sistema de frenagem autônoma, que está disponível no mercado brasileiro apenas a partir da versão XLT 3.0, também apresentou bom desempenho nos testes.
Além da Ranger, outros modelos que levaram cinco estrelas no Latin NCAP em 2024 foram o compacto Kia K3, a picape Mitsubishi Triton e o SUV Volkswagen T-Cross.

VW Amarok no Latin NCAP

Já a recém-reestilizada Volkswagen Amarok levou três estrelas de cinco possíveis no Latin NCAP, com pontuação de 80,87% na proteção do ocupante adulto, 87,08% para o ocupante infantil, 62,18% na proteção do pedestre e 66,28% no pacote de segurança.
Com airbags laterais e de cortina como item de série, a Amarok ofereceu proteção considerada "boa" ou "adequada" na maior parte das regiões vitais do corpo nos impactos frontal e lateral.
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Onde o bicho pegou foi na proteção do tórax do motorista no impacto frontal, considerada "marginal" - mesma pontuação obtida pela Amarok na proteção ao pescoço contra chicotada cervical.
Outro ponto que prejudicou o desempenho da picape no Latin NCAP foi o pacote de assistentes tecnológicos, que não inclui frenagem autônoma nem mesmo na configuração mais cara, a Extreme.
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