A Red Bull acabou com o mistério e apresentou o seu primeiro carro, um superesportivo híbrido feito para pistas. A revelação aconteceu neste fim de semana, durante o Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido.
Chamado de RB17, o carro tem motorização com dez cilindros capaz de entregar intimidadores 1.200 cv mesmo pesando apenas 900 kg - ele é mais leve que um Fiat Mobi!
O baixo peso se deve à escolha da fabricante pelo chassi monocoque de dois lugares em fibra de carbono. Na estrutura, o motor está posicionado ao centro, de forma que seu peso ajude a provocar tensão sobre o chassi, além de garantir o centro de gravidade mais baixo.
Sozinho, o motor V10 de 4,5 litros aspirado rende 1.000 cv - que são enviados às rodas traseiras, por meio de uma transmissão de seis marchas com diferencial blocante ativo. As posições no câmbio não incluem uma marcha à ré, o que acaba sendo compensado pelo motor elétrico.
A unidade eletrificada, aliás, rende sozinha 200 cv e auxilia o motor a combustão, o que faz com que a potência combinada seja de 1.200 cv.
Com tanta força gerada, a empresa garante que o modelo pode acelerar até 350 km/h. O zero a 100 km/h ainda não foi revelado, mas deve ficar na casa dos 2 segundos.
A engenharia da Red Bull também trabalhou bastante na aerodinâmica. O modelo tem sistemas de gerenciamento de fluxo de ar sobre as caixas de rodas e asas dianteira e traseira ativas para elevar o downforce. Segundo a fabricante, o carro consegue gerar até 1.700 kg de força descendente.
A suspensão é pushrod, ajustável, o que permite manutenção ativa de altura e rolagem. Há também um modo de elevação em situações de pisos irregulares.
A direção é assistida e há freios de carbono cerâmica nas quatro rodas. As rodas são do mesmo material, têm 18 polegadas, e estão calçadas por pneus Michelin feitos exclusivamente para o RB17.
No interior, ele pode ter bancos personalizados, bem como a posição dos pedais. O comprador de uma das 50 unidades também poderá ter macacões de corrida e capacetes exclusivos.
A Red Bull promete garantia de dois anos ou quatro mil quilômetros. Serviço de pós-venda e reparos poderão ser feitos na sede da montadora, em centros de serviço da empresa ou mesmo no local em que o carro estiver.
A marca também fará uma série de eventos privados dedicados aos donos dos supercarros. O preço do RB17 ainda não foi revelado pela fabricante, mas prepare o bolso: falamos de uma série limitada.