A S10 toma o caminho da roça. Cada vez mais a General Motors deixa claro o direcionamento de sua picape média, e isso fica ainda mais claro no lançamento da linha 2021 do modelo. O fabricante ressaltou a robustez do seu tradicional produto, além, é claro do custo/benefício e toques de tecnologia.
Talvez para não tentar competir de peito aberto com a nova leva de picapes "mais urbanas" que surgem por aí para brigar com a Fiat Toro (Hyundai Santa Cruz, VW Tarok, Ford...). E, quem sabe, até abrir espaço para o modelo médio-compacto feito sobre a base do Tracker que a própria GM prepara para ser produzido no Mercosul.
O fato é que a picape mira mesmo no agronegócio. Mas sabe que precisa agradar ao homem do campo com modernidades, seja no desenho ou no recheio. A Chevrolet S10 2021 traz a reboque do seu face-lift itens diferentes, como equipamentos de assistência ativa ao motorista e nova central multimídia com wi fi a bordo.
Por fora, as mudanças na S10 se concentram na dianteira. Como sempre, a ideia é ressaltar a robustez. Os faróis estão maiores e mais angulosos, enquanto a grade está mais "independente" da entrada de ar inferior e delimitada por duas barras cromadas - a partir da LTZ, elas são cromadas.
A logomarca da gravata dourada foi deslocada para baixo. Na topo de linha High Country, a grade é toda escura e traz o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma barra central.
O para-choque foi remodelado e a entrada de ar da qual falamos tem nichos maiores. Há novos faróis de neblina, enquanto o peito de aço confere maior imponência. A S10 realmente parece mais alta e larga. Na prática, as mudanças melhoraram o ângulo de entrada da picape, que passou de 27 para 29 graus.
A S10 High Country tem novas rodas usinadas com raios pintados de preto brilhante e aros de 18". A configuração topo de linha da picape também traz um santantônio envolvente.
É para o campo, mas a roça hoje é hi-tech. E a Chevrolet S10 2021 aposta no mesmo recheio que aplica em seus SUVs, como Tracker e Equinox. O destaque mais uma vez fica para o sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente na iminência de um atropelamento ou colisão a até 80 km/h.
Também tem alerta de mudança de faixa, de pedestre e de tráfego cruzado. Tais itens de auxílio ao motorista estão disponíveis a partir da versão LTZ. Toda a linha sai de fábrica com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente à partida em rampas, sensor de pneus - veja a lista de equipamentos completa mais abaixo.
Ao mesmo tempo, a engenharia da GM diz que a S10 ganhou reforços estruturais. Com isso, segundo a montadora, a picape está até 20% mais resistente em caso de impacto frontal.
Na parte de conectividade, a central multimídia MyLink 3 tem tela de 7" e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. O modelo passa a ofertar wi fi 4G a bordo (plano contratado à parte).
As opções de motores se mantêm. O 2.5 flex gera 206/197 cv de potência e torque máximo de 27.3/26,3 kgf.m a 4.400 rpm, com câmbio manual de seis marchas ou caixa automática, também de seis, além de versões com tração 4x4.
A turbodiesel continua com o 2.8 de 200 cv e 51 kgf.m, só que a GM diz que deu uma recalibrada no motor. Que melhora o desempenho, mas só nos modelos mais caros. Segundo a marca, esta calibragem "agrega melhor performance às versões mais sofisticadas", o que melhorou o 0-100 km/h dos automáticos: de 10,3 para 10,1 s.
Ao mesmo tempo, o fabricante promete aumento de 3% a 10% na economia de combustível. Isso especialmente para as versões com transmissão manual.
A nova Chevrolet S10 2021 também continua com três configurações de carroceria: cabine dupla, cabine simples e chassi cabine. Ao todo, são oito versões de acabamento entre os diferentes tipos de motor e câmbio, além de sete opções de cores, com duas inéditas: cinza Topázio e azul Eclipse.