Substituição no Rock in Rio 2022: sai Ford, entra Volkswagen. A marca alemã volta a patrocinar o maior festival de música do Brasil depois de duas edições e, claro, terá o direito de colocar, no Parque Olímpico carioca, no início de setembro, o “carro oficial do evento”. Este modelo ainda não foi definido, porém, a Volks não deve perder tempo para relançar séries especiais para seus carros em cima do festival.
Vamos aproveitar e relembrar carros da Volks do Rock in Rio. O Fox foi o que mais teve edições limitadas em referência ao evento. O hatch ganhou séries especiais em 2011, 2013 e 2015. O Gol, por sua vez, recebeu o seu selo roqueiro no primeiro e terceiro ano de patrocínio da marca, em 2011 e 2015. Essa última edição com patrocínio da VW teve, ainda, a Saveiro Rock in Rio.
Os primeiros Fox e Gol Rock in Rio foram apresentados simultaneamente, em 2011. O então carro mais vendido do país teve um lote de 900 unidades, sempre com motor 1.0. Já para o hatch altinho foram 300 carros da edição, só que com o propulsor 1.6.
As cores disponíveis seguiam os tons do festival: azul, vermelho e branco. Na carroceria, adesivos com o símbolo do festival nas laterais, colunas centrais em tom preto fosco, friso cromado no para-choque e faróis e lanternas com máscaras escurecidas.
No interior das séries limitadas de 2011, o padrão também era o acabamento escurecido. Os bancos com revestimento cinza e bordados vermelhos traziam a silhueta de uma guitarra azul nas laterais do encosto. O modelo ainda recebeu volante do Passat CC e soleiras cromadas com a marca do festival.
O sistema de som era um dos diferenciais em termos de equipamentos, com quatro alto-falantes e dois tweeters, CD player com Bluetooth, leitor MP3, entradas USB e para cartões SD e iPod. Um detalhe curioso: os clientes da edição limitada ganhavam uma senha para baixar músicas gravadas durante o festival!
O Fox repetiu as séries especiais em 2013 e 2015. Neste último ano, a edição limitada foi baseada na versão Comfortline 1.6. Repetiu os emblemas do festival Rio na carroceria, nas soleiras das portas, nos bancos e até no cinzeiro!
A grade dianteira, contudo, era diferente do restante da linha, com acabamento do tipo colmeia. Além disso, as capas dos retrovisores eram pintadas de cinza e a série especial foi equipada com saias traseiras, lanternas com lentes escurecidas e rodas de liga-leve aro 15". Os compradores do modelo ganhavam um copo personalizado do festival.
Veja o vídeo da propaganda do Fox Rock in Rio:
O Gol Rock in Rio 2015 usava como base a configuração Comfortline 1.0, com motor de 76 cavalos. O modelo trazia faixas adesivas nas laterais, retrovisores com capa prateada e repetidores das luzes de direção. Da mesma forma que o Fox, o Gol tinha grade dianteira tipo colmeia. Era equipado, ainda, com lanternas escurecidas.
Já a Saveiro Rock in Rio 2015 estava disponível apenas para a cabine dupla. O modelo tinha adesivos laterais, retrovisores prateados com pisca integrado, grade dianteira em colmeia, adesivo preto na região da placa traseira, faróis com lentes escurecidas e o nome da versão no para-lama dianteiro.
Empurrada pelo motor de quatro cilindros 1.6 de 8V, capaz de produzir 104 cv com etanol, e câmbio manual de cinco marchas, a picape roqueira trazia, ainda, ar-condicionado, vidros elétricos, capota marítima, sensor de estacionamento, volante multifuncional revestido de couro e costuras vermelhas, além de bancos de vinil exclusivos da versão e rodas de 15 polegadas.