Depois de alguns teasers e revelar oficialmente o nome do modelo, a Renault finalmente apresentou o Arakana ao público. Na verdade, tecnicamente, o modelo ainda é um conceito, mas, segundo a marca, está bem próximo da versão final de produção.
O SUV-cupê foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Moscou, mas já está certo que chegará a mercados como Brasil, China e Coreia do Sul. Mas o Arakana só deve estrear por aqui em 2020, antes disso teremos a picape Alaskan, as reestilizações da dupla Sandero e Logan, além da nova geração do Duster.
No conceito, o Arakana utiliza rodas de 19 polegadas e a nova identidade visual da Renault, com faróis full-LED que formam um C. Na traseira, os designers optaram por interligar as lanternas com um linha de LED atravessando o porta-malas.
O SUV é construído sobre uma modificação da plataforma do Duster e Captur, batizada de B0+, o que facilita sua produção no Brasil. O modelo será posicionado acima do Captur, brigando diretamente com o Jeep Compass. Por aqui, o modelo poderá ser responsável por estrear o inédito motor 1.3 turbo, mas isso ainda depende de definições do Rota 2030.