Conforme antecipamos aqui no WM1, a Renault escolheu o Captur para estrear, no Brasil, seu novo motor 1.3 turboflex, que rende até 170 cv e 27,5 kgf.m de torque (162 cv com gasolina). Trata-se do mesmo conjunto utilizado pelos modelos compactos da Mercedes-Benz, os Classe A e A Sedan - esse trem-de-força é fruto de uma parceria entre a Renault e a marca alemã.
Identificado pela sigla "TCe" (de "Turbo Control Effiency"), o propulsor faz do Captur o novo SUV compacto mais forte - ou torcudo - de todo o mercado nacional. Nas três novas configurações do modelo, será combinado ao câmbio CVT X-tronic, que foi recalibrado para receber o novo conjunto e agora simula oito marchas (antes eram seis). Os preços vão de R$ 124.490 a R$ 138.490.
O Captur 2021 era vendido somente em uma versão de acabamento, chamada Bose, que usava o motor 1.6 aspirado e custava R$ 121.690. Agora, na linha 2022, apesar do lançamento de três versões com motor turbo, a marca terá uma configuração movida pelo antigo motor 1.6, reconhecida pela sigla SCe, que rende 120 cv e 16,2 kgf.m de torque (118 cv com gasolina). Mas ainda não foi divulgado quando essa versão estará disponível.
De acordo com os executivos da empresa, essa configuração com o motor antigo será produzida em breve e será uma oferta específica para clientes especiais, como para vendas jurídicas ou mesmo para PCD - já que os novos projetos para esse tipo de consumidor seguem em aprovação pelo governo. Mas ainda não tem versão definida, sobrenome oficial e muito menos valor de etiqueta.
Últimas notícias
Renault Captur Turbo 2022
1/15 Fotos
Crédito: Divulgação
Últimas notícias
Renault Captur Turbo 2022
1/15 Fotos
Crédito: Divulgação
Últimas notícias
Renault Captur Turbo 2022
1/15 Fotos
Crédito: Divulgação
Tapa na cara
Visualmente, a frente do carro é a parte que mais recebeu mudanças. Um novo para-choques, grade reformulada e faróis com tecnologia full-LED com conjunto óptico diferenciado são as principais novidades, inspiradas no Kaptur vendido na Rússia e no leste-europeu, que também é feito sobre a base do Duster - e não no Captur francês, construído sobre a plataforma da 4ª geração do Clio.
Na traseira, há apenas alterações leves nos para-choques. Por dentro, todo o revestimento e formato da parte de baixo do console são novos e há estilo em dois tons na cabine - de acordo com a versão -, mas a estrutura do painel é a mesma. Na prática, ficou mais sofisticado e elegante, embora esteja claro que a maior alteração seja mecânica do que estética. Só que também vem mais equipado.
Renault Captur Zen: R$ 124.490
Vem de série com quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais); sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré; controles de tração e estabilidade; dois ganchos Isofix no banco traseiro; assistente de partida em rampa; DRL em LED; sensor de pressão dos pneus; sistema start-stop para economizar combustível e controlador automático de velocidade entre os itens de segurança.
Na parte de conforto, vem com a já tradicional chave estilo cartão; volante multifuncional com coluna ajustável em altura e profundidade; rodas de liga leve de 17 polegadas; sistema multimídia Easylink com tela de oito polegadas que oferece espelhamento via Android Auto e Carplay; entrada USB e sistema de som com seis alto-falantes, além de direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos e alarme, entre outros equipamentos comuns de modelos dessa categoria.
Renault Captur Intense: R$ 129.490
Tem os mesmos equipamentos da versão Zen e adiciona ar-condicionado com função automática; luzes de neblina em LED com auxílio em curvas; sensor de chuva e crepuscular (que são os limpadores de para-brisas e faróis automáticos); duas portas-USB para o banco traseiro e faróis com função "Follow me home", que permanecem acesos por alguns segundos mesmo após o carro ser trancado.
Renault Captur Iconic: R$ 138.490
Junte tudo que já foi falado aos faróis full-LED; sensor de ponto cego nos retrovisores; sistema de câmeras nos quatro lados do SUV, chamado de Multiview (assim como no Duster e no Nissan Kicks) e partida remota do motor - estes três últimos equipamentos são totalmente novos na lista de itens oferecida para o modelo.
Essa versão tem um opcional: o sistema de áudio premium da grife Bose, que recebe o acréscimo de um sétimo alto-falante, subwoofer no porta-malas e equalizador digital (como falamos, são seis alto-falantes nas outras duas versões).
São oito combinações de cores, que incluem seis em dois tons - o teto pode ter cor diferente e ser preto ou prata. Há duas novas: o bege Sable e o azul Iron, que somam-se aos já conhecidos branco Glacier, vermelho Fogo, prata Etoile e cinza Cassiopée.