A Renault vai investir R$ 2 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para viabilizar a produção de um novo motor 1.0 turbo, de um novo utilitário esportivo e, também, da nova plataforma CMF-B.
Essa leva de investimentos, parte do plano estratégico Renaulution, vem depois de um ciclo de R$ 1,1 bilhão anunciado em março de 2021 e que resultou no lançamento do Captur com o motor 1.3 TCe flex, dos elétricos Zoe E-Tech e Kwid E-Tech e da linha 2023 dos modelos Kwid, Duster e Oroch.
A Renault não revelou detalhes sobre o novo SUV. Levando em consideração o anúncio do lançamento local da base CMF-B e do motor 1.0 turbo, uma possibilidade é que o novo modelo seja o carro conhecido pelo código HJF.
O HJF será uma espécie de Stepway do Sandero de terceira geração, mas com elementos visuais próprios para se diferenciar ainda mais do hatch compacto. Recentemente, o site russo Kolesa divulgou projeções de como deve ficar o desenho do novo SUV.
Ainda segundo a Renault, podemos esperar para o Brasil, nos próximos anos, o lançamento de novos produtos sobre a plataforma CMF-B, inclusive com algum tipo de eletrificação.
Atualmente a gama brasileira de carros de passeio da marca francesa é composta pelo subcompacto Kwid, feito sobre a base CMF-A, e pelos modelos Duster, Oroch, Logan e Sandero. Todos são feitos sobre a mesma veterana base B0.