Depois de uma série de vazamentos de imagens e de vídeos, eis que surge, finalmente, a nova geração do Renault Duster. O modelo foi apresentado em Portugal e representa uma evolução verdadeira em relação ao antecessor.
As vendas do novo Duster na Europa devem começar já no início do ano que vem, e depois disso o carro chegará a outras regiões. No mercado brasileiro, deverá chegar em 2025. Em alguns países europeus, será vendido como Dacia. Em outros - inclusive no Brasil - será um Renault e poderá ter algumas diferenças estéticas.
Essa nova geração do Duster é feita sobre a plataforma CMF-B, já usada em vários modelos Dacia, Renault e Nissan. O design é robusto e imponente, fortemente inspiradas nas do conceito Bigster, exibido desde 2021 em eventos mundo afora.
O carro tem linhas mais retas do que arredondas e apelo off-road mais acentuado que o do Duster anterior - que ainda é vendido aqui no Brasil. Nos faróis dianteiros e nas lanternas traseiras, foi aplicada uma curiosa solução estética que deixou as lentes com formato de "Y" deitado.
O novo Duster tem 4,34 m de comprimento (a mesma de antes) e 2,65 m de entre-eixos (1,6 cm mais curta). Dependendo da versão, terá rodas de 17 ou 18 polegadas. O porta-malas tem capacidade para 472 litros, maior que os 445 litros de antes.
O interior chama tanta atenção quanto o visual externo. O volante tem três raios, aspecto futurista e é multifuncional - tem botões para controlar multimídia, telefonia e controle automático de velocidade. Dependendo da versão, o Duster terá duas telas de TFT - uma de sete polegadas, na função de painel de instrumentos, e outra de 10,1 polegadas, para tela multimídia. O o painel de instrumentos, aliás, tem conta-giros em forma de barra vertical, logo abaixo do velocímetro.
O console é levemente inclinado para o lado do motorista. Mais abaixo, há tomadinhas 12 Volts e USB. A alavanca de marchas dos modelos com câmbio automático é pequena e discretíssima, mas elegante, e ao lado fica o botão do freio de estacionamento eletrônico. Já a das versões com câmbio manual é bem conservadora.
A versão topo de linha deverá ter carregador de celular por indução,, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado eletrônico e som Arkamys 3D com seis alto-falantes. O novo Duster também terá o sistema ADAS de assistências à condução, com frenagem automática de emergência, detecção de veículos, pedestres, ciclistas e motocicletas, auxílio a manobras de estacionamento e alerta de mudança de faixa, entre outras funções.
Serão três opções, sendo duas eletrificadas. A linha começa com o Duster Hybrid 140, uma versão híbrida que tem motor térmico de quatro cilindros e 1.6 litro e mais dois motores elétricos - um de tração e um arranque de alta tensão. Tem, ainda, câmbio automático com tipos de condução e quatro marchas no modo térmico e duas no modo elétrico. Os freios são regenerativos e a bateria é de 1.2 kWh, que permitirá condução 100% elétrica em 80% do tempo na cidade. A potência combinada é de 140 cv.
A segunda opção é a Duster TCe 130, que usa um três cilindros turbo de 1.2 litro, que trabalha junto com um motor elétrico de 48 Volts. Essa entrega 130 cv de potência. O motor de arranque dá uma força nas partidas e entra em funcionamento sob demanda, para reduzir consumo e emissões. A transmissão é automática de seis marchas. Esta será a única versão com opção de tração 4x2 ou 4x4.
A terceira é a Duster Eco-G 100, que usa um motor 1.0, destinado a apenas alguns países. Não haverá Duster a diesel. Esse Eco-G roda com gasolina e gás natural, e tem um tanque de 50 litros para cada combustível. A autonomia prometida, somada, é de 1.300 quilômetros. O tanque de gás fica embaixo do porta-malas e o motorista "troca" o combustível em uso através de um botão no painel.
Embora não seja destinado a trilhas pesadas, o carro terá modos de condução dependendo da versão - Auto, Snow, Mud/Sand, off-road e Eco. Segundo a Dacia, o Duster 4x4 tem 21,7 cm de distância mínima do solo, ângulo e ataque de 31 graus e ângulo de saída de 36 graus. O carro também tem controle eletrônico de descidas, que atua em velocidades acima de 30 km/h. Quando estiver em terreno off-road, várias informações serão exibidas na tela multimídia - como inclinação do piso e distribuição da força do motor nos dois eixos.