Renault Duster completa 10 anos no Brasil

SUV lançado em 2011 para concorrer com o Ford EcoSport superou a marca de 319 mil unidades vendidas no país

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Renault Duster completa 10 anos no Brasil
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Lançado em outubro de 2011, o Renault Duster completa 10 anos de produção e vendas no Brasil. O primeiro SUV da marca no país já soma mais de 319 mil unidades vendidas no país e mais de 3,5 milhões no mundo, uma vez que é vendido em 65 países da África, América Latina, Ásia, Europa e Oriente Médio.

3
Primeira geração do Duster estreou no Brasil em outubro de 2011 para competir contra o Ford EcoSport
Crédito: Divulgação
toggle button

Além do Brasil, o Duster também é produzido na Colômbia, Índia, Indonésia, Romênia e Rússia. Em alguns países o SUV é comercializado pela marca romena Dacia, responsável pelo seu desenvolvimento.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

“O Duster é um modelo importantíssimo para a Renault no Brasil e no mundo, pois oferece ao consumidor robustez, versatilidade e espaço interno, com o maior porta-malas da categoria”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Versão Tech Road, de 2012, estreou a multimídia Media NAV no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Na época de seu lançamento no mercado brasileiro, o Duster tinha como principal apelo o amplo espaço interno, consideravelmente superior ao do Ford EcoSport, então líder do segmento de SUVs compactos no país.

A boa aceitação do mercado se refletiu nas 40 mil unidades vendidas em 2012 e nos 40 mil emplacamentos registrados em 2013, sendo que, no ano seguinte, o Duster já atingia a marca de 100 mil exemplares produzidos no país.

O milionésimo Duster produzido mundialmente saiu da fábrica de São José dos Pinhais (PR), em 2014
Crédito: Divulgação
toggle button

Em 2014, o SUV superou a marca de 1 milhão de unidades fabricadas mundialmente e de comercialização em mais de 100 países. O exemplar que representou esse número saiu justamente da linha de produção de São José dos Pinhais (PR), onde já foram produzidos mais de 430 mil Duster desde 2011.

Versão com tração 4x4 tinha proposta mais voltada ao uso off-road
Crédito: Divulgação
toggle button

A primeira geração do Renault Duster foi lançada com opção de tração dianteira e 4x4, além de séries especiais. A principal atualização do modelo foi em 2015, quando recebeu um facelift e ganhou equipamentos e melhorias no acabamento interno.

SUv passou por um facelift em 2015 e ganhou câmbio automático CVT em 2016
Crédito: Divulgação
toggle button

Segunda geração do Renault Duster

No começo de 2020, a segunda geração do Duster foi lançada no Brasil com visual renovado, mas manteve o estilo que transmite robustez. O SUV foi completamente atualizado, com novos acabamento, central multimídia Easy link de 8 polegadas, câmeras com visão em 360º, sensor de ponto cego, entre outros equipamentos.

Nova geração do Renault Duster foi lançada no Brasil no começo de 2020
Crédito: Divulgação
toggle button

O modelo manteve, no entanto, o motor SCe 1.6 16V flex de 120 cv de potência e 16,2 kgf.m de torque, combinado ao câmbio manual de seis marchas ou ao automático CVT. O propulsor 2.0 flex de 147 cv deixou de ser oferecido na geração anterior.

Motor turbo somente em 2022

Para 2022, aliás, está prevista para o Duster a introdução do novo motor TCe 1.3 turbo flex, que estreou recentemente no Captur. Esse propulsor entrega até 170 cv e 27,5 kgf.m com etanol e será ofertado somente com a caixa automática CVT que simula oito marchas.

Essa motorização também será incorporada à picape Oroch, flagrada em testes pelo país há alguns meses.

Comentários
Wid badge